<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 02, 2007



O Ex-Engenheiro

O principal problema da polémica sobre se Sócrates é ou não Engenheiro não é, obviamente, a capacidade ou autoridade acrescidas que o referido título académico lhe poderão conferir ou não. A questão é muito mais profunda e tem vários aspectos a considerar:
- Será que o Primeiro-Ministro de Portugal é refém de indivíduos tão pouco recomendáveis como os que parecem andar pelos corredores da Universidade Independente?
- Estará o governo em condições de tomar as medidas que se impõem contra a aparente anarquia que se passa na UnI? Se fosse outra Universidade, sem qualquer ligação a um membro do governo, as coisas passar-se-iam da mesma forma?
- Se se demonstrar que a licenciatura de Sócrates foi fraudulenta, que tipo de autoridade moral é que o PM tem para exigir aos cidadãos que cumpram a lei e respeitem as regras de funcionamento da democracia?
- Um indivíduo capaz de solicitar uma fraude como aquela de que Sócrates é acusado tem legitimidade para gerir um país? O que é que isso diz sobre o seu carácter?

A crise da UnI é claramente o maior problema político de Sócrates. Perante isto, a Ota, o TGV, os safaris no Quénia e as trapalhadas de Correia de Campos são brincadeiras de crianças. Vejamos como JS se conseguirá safar desta. E vejamos também como a imprensa resistirá às fortíssimas pressões que o próprio JS e o seu gabinete já começaram a exercer. Este caso será um verdadeiro teste à democracia e liberdade de imprensa! Se isto se passasse com Santana Lopes, todos sabemos o que todos diriam nesta mesma situação...

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?