<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 14, 2007

No Público:

Experiência em três zonas do Japão
Japoneses inventam estrada capaz de tocar música

Tornar o barulho da estrada numa doce melodia foi o objectivo de alguns investigadores japoneses, depois de descobrirem que as ranhuras do pavimento das estradas ressoavam dentro dos carros como notas musicais, como escreve o “Telegraph” na sua edição de hoje.

Depois de medirem a distância entre as ranhuras e a sua profundidade, um grupo do Hokkaido Insutrial Research Institute foi capaz de transmitir o som através das rodas do veículo para dentro do mesmo.

Algumas estradas de três zonas a norte do Japão foram cortadas com distâncias precisas. Além disso, foram pintadas algumas notas musicais gigantes, uma forma de alertar os condutores para a estranha experiência que estão prestes a viver.

A descoberta deste fenómeno aconteceu quando um condutor de uma máquina escavadora deixou cair a pá e, mais tarde, reconheceu notas musicais quando passou por cima das mesmas marcas que tinha feito. Os investigadores agarraram nesta ideia e puseram-na em prática nalgumas estradas para testar o seu potencial.

Contudo, a opinião daqueles que experimentaram a “estrada da música” é divergente. Alguns defendem que o som emitido é mais um ruído do que uma música, enquanto outros dizem que até é possível cantar.

Para se ouvir a música da melhor forma deve-se circular a 45km/h, já que mais depressa ou mais devagar o som é afectado. Nas zonas em que o limite máximo de velocidade permitido por lei é de 50km/h, os especialistas acreditam que esta nova invenção incentivará os condutores a respeitar as indicações, ou mesmo a andar mais devagar.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?