<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 31, 2007

Neste site é possível observar uma foto com 16 megapixels da Última Ceia, de Da Vinci e Dan Brown :))
É fantástico o nível de pormenores a que se consegue chegar (experimentem os 100% de zoom) e de facto não há dúvidas: Maria Madalena, bela e misteriosa, ouve o segredo que alguém lhe conta enquanto ladeia Jesus com ares de primeira-dama daquele grupo de convivas.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Eu até percebo que esta possa ser a posição oficial e legítima do blogue. No entanto, ao publicar este comentário e não o respectivo contraditório (como o que se pode ler aqui), o Saúde SA deixa de ser um fórum de discussão e transforma-se num mero instrumento de propaganda política.
De qualquer modo, os blogues também servem para isto: eu próprio passo a vida a fazer campanha a favor das minhas múltiplas causas.
Por mim, ressalvo e assumo que em nenhum momento O Efervescente deve ser confundido com um espaço de discussão: quando muito, será uma voz num debate em que assume posições parciais, enviesadas e deliberadamente tendenciosas. O Efervescente só tem um lado: o meu.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter


Ah ganda Zé!


O Zé Matos vai participar na Prova Oral de quinta-feira, na Antena 3, um dos melhores programas de rádio da actualidade (o melhor é o indiegente, estupidamente despromovido para domingo à noite depois de anos a abrilhantar as noites dos dias de semana). Que inveja! Já por várias vezes tentei participar (obviamente, como ouvinte), mas nunca consegui ligação... mas quem pode, pode! Um abraço ao Zé Matos... e vou tentar ouvi-lo!

Etiquetas:


follow me on Twitter

terça-feira, outubro 30, 2007


Carta Aberta à Direcção da Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca

Vimos publicamente solicitar à Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, que tome, de imediato, as necessárias medidas para a exclusão dos terrenos do Baixo Vouga, respeitantes às freguesias de Salreu, Canelas, Fermelã e Cacia, que estejam incluídos na Zona de Caça Municipal de Estarreja.

Porque a região do Baixo Vouga Lagunar se apresenta, hoje, como um património único no contexto paisagístico nacional, um território de grande potencial para a divulgação e educação ambiental incluído na Zona Protegida da Ria de Aveiro, é uma área sensível de riquíssima, rara e classificada biodiversidade, comprovada nos estatutos nacionais e internacionais já atribuídos, tais como, o de IBA (Important Bird Area) atribuído pela Birdlife International e pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), de Biótopo CORINE (nº C12100019).

É, ainda, uma zona recomendada para integrar os Sítios Rede Natura 2000, Convenção de Berna (relativa à conservação da vida selvagem e do meio natural da Europa) e Convenção de Bona (relativa às espécies migradoras da fauna selvagem).

Apesar dos estatutos e recomendações supra referidos, é por demais evidente a ameaça que paira sobre a preservação de diversas espécies de aves que encontram, nos campos do Baixo Vouga, condições de excelência para se refugiarem, habitarem e nidificarem.

Sabe-se que várias espécies desapareceram com o passar dos anos e que, se nada for feito no imediato, outras desaparecerão de forma similar, extinguindo-se, com elas, parte de um património que é universal.

A implantação do Projecto Bioria na zona de Salreu (agora publicitado por toda a Europa) e o seu próximo alargamento à freguesia de Canelas, estabelece como contraproducente a coabitação pacífica entre as aves, a prática de caça e a conservação destas espécies.

Atentos a esta realidade e conscientes da necessidade de tudo fazer pela preservação das espécies na zona do Baixo Vouga Lagunar, concretamente nas áreas das freguesias de Salreu, Canelas, Fermelã e Cacia, um grupo de cidadãos originou o Movimento Cívico “Pelo Fim da Caça No Baixo Vouga”, o qual está a merecer ampla aceitação por parte de cidadãos e instituições do concelho e do distrito, sem esquecer os muitos apoios chegados de todo o país.

Não pomos em questão a actividade cinegética no concelho. Pretendemos apenas garantir a protecção da biodiversidade aqui existente, no que seremos firmes e consequentes. A Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, enquanto entidade gestora da ZCM, tem a faculdade de decidir, no imediato, a interdição da prática cinegética nos terrenos mencionados, dando com isso um enorme exemplo de consciência ambiental e demonstrando à sociedade o civismo que se espera de todos os cidadãos e, particularmente, de quem tem o dom de decidir nesta questão.

Por isso, vimos publicamente solicitar à ACPA que determine a exclusão dos terrenos do Baixo Vouga respeitantes às freguesias de Salreu, Canelas, Fermelã e Cacia, que estejam incluídos na ZCM de Estarreja e cuja administração cinegética seja da sua responsabilidade.

Com tal acto de sensatez e civilidade, todos daremos um enorme exemplo de cidadania, alicerçado no respeito pelo mundo que nos rodeia e na obrigação que todos temos de o proteger.

Movimento Cívico pelo Fim da Caça no Baixo Vouga.

Etiquetas:


follow me on Twitter

segunda-feira, outubro 29, 2007

Já tinha saudades de uma discussão à moda antiga no Saúde SA e também neste blogue.
Embora cada debate tenha as suas próprias especificidades, este é particularmente atípico: os comentadores não farmacêuticos do Saúde SA revoltaram-se contra o MS em reacção a duas medidas positivas em termos económicos e de Saúde Pública, sendo que uma destas tem ainda o "bónus" adicional de ser a mais dura medida anti-ANF de sempre.
De facto, nunca CC ou qualquer outro ministro de qualquer governo haviam provocado uma tão grande mossa à ANF, como a que agora surge na sequência da abertura de farmácias comunitárias (iguais às farmácias de rua) nos hospitais, que funcionarão como gigantescos aspiradores de receituário, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além disso, esta é uma medida politicamente imbatível, tão elevados serão os ganhos económicos (o Estado recupera 36% da facturação, mais uma quota variável de cerca de 10 mil euros) e de acessibilidade ao medicamento (embora se criem simultaneamente problemas de equidade, concorrência e entrada no mercado de agentes económicos com uma capacidade financeira surpreendente, que na Assembleia da República foram referidos como praticantes de "dumping").
Confesso que esperava que, perante isto, o Saúde SA mais uma vez se rendesse aos méritos de CC e partilhasse do regozijo ministerial. Fiquei, obviamente pasmado quando vi que se passava precisamente o contrário... :)
A outra medida (que nada tem a ver com a primeira, excepto o facto de também estar inscrita no "compromisso com a saúde" assinado com a ANF) tem a ver com a cedência de alguns medicamentos "para o cancro e SIDA" em farmácias comunitárias ("de rua"), nos casos em que isso seja tecnicamente possível.
Neste caso confesso que, provavelmente por estar menos informado que os outros comentadores, não tinha ainda ouvido falar de descomparticipação. De qualquer modo, discordo em absoluto do Xavier e subscrevo as palavras do Farmasa: se há problema que o actual sistema tenha é precisamente o da acessibilidade. Obviamente não para quem reside nas grandes cidades do litoral, mas para as populações mais afastadas, que em certas ocasiões têm que fazer mais de 100 km (no horário de abertura do ambulatório das actuais farmácias dos hospitais...) para receber medicamentos que em grande parte dos casos não podem contar a ninguém que estão a tomar, pois as doenças associadas ao seu uso são estigmatizadas socialmente.
Além disso, pelas razões que expus no meu primeiro texto, existirão poupanças económicas muito significativas nestes medicamentos. E o seu custo continuará a sair do orçamento dos hospitais, ao contrário do que agora se escreve.
Ou seja, estas duas medidas de CC são inquestionáveis sob o ponto de vista económico e de Saúde Pública.
Desta vez, CC tem razão e os únicos com motivos de descontentamento serão mesmo os associados da ANF.
Continuo surpreendido e sem perceber a opinião da generalidade dos comentadores do Saúde SA!

Etiquetas:


follow me on Twitter

sábado, outubro 27, 2007

Há momentos em que o país enlouquece e a vontade de ser do contra é maior do que a racionalidade exigida a quem quer ser do contra. Nestas ocasiões, a simples existência de factos (mesmo que desfavoráveis à causa defendida) chega para se sustentarem posições que nada têm a ver com os factos que lhes deram origem.
Servem estas considerações teóricas para comentar uma das mais recentes discussões do Saúde SA, em que os limites do absurdo foram mais uma vez ultrapassados, desta vez puxados pela locomotiva de um dos tablóides da política de saúde, o Diário Económico.
Concretizando o que atrás se diz, aqui fica o post do Saúde SA que deu origem à discussão:

Compromisso prá Saúde


Finalmente!
Os HHs do SNS vão poder conter a despesa e equilibrar as contas.
Simples!

As farmácias hospitalares em processo de concessão (out sourcing) vão passar a vender medicamentos de distribuição exclusiva hospitalar para o tratamento dos doentes com patologias do cancro e Hiv/Sida.

Trata-se de dar cumprimento ao previsto no artigo 14.º do acordo "Compromisso para a Saúde", estabelecido entre o XVII Governo Constitucional e a ANF: Serão instaladas farmácias de venda ao público nos estabelecimentos hospitalares para dispensarem receituário dos serviços oficiais de saúde, devendo funcionar 24 horas por dia e 365 dias por ano. Estes serviços serão concessionados, sendo dada preferência a proprietários de farmácias localizadas na mesma zona.link

O negócio vale 320 milhões link, mais coisa, menos coisa.
Ganham os HHs, ganham os filiados da ANF ! Perdem os doentes do SNS:
«As farmácias hospitalares não estão nem nunca vão estar preparadas para vender medicamentos para o cancro». Laranja Pontes,presidente do IPO/Porto.

Trata-se da medida, mais humilhante, em prejuízo dos doentes do SNS, prevista no acordo de capitulação estabelecido entre o primeiro ministro, José Sócrates e a ANF. Eufemisticamente designado de "Compromisso para a Saúde".

Eu comentei assim:
Confesso a minha estupefacção com o que se passa neste blogue: quem vos viu e quem vos vê, meus caros!
Apesar de já estar há algum tempo sem intervir neste magnífico fórum de discussão, desta vez não me consigo conter, tamanhas são as imprecisões e tão afastada da realidade está a discussão.
Mas comecemos pelo princípio: ao contrário do que por aqui se diz, este é um péssimo trabalho do DE.
A notícia tal como está é sensacionalista, imprecisa e, em alguns aspectos, errada.
Se seguirem o link que o Xavier disponibilizou (para o "compromisso com a saúde")poderão verificar que aqui se estão a misturar duas questões diferentes: a abertura de farmácias comunitárias (iguais às que actualmente existem pelas ruas e aldeias de todo o país) nas instalações dos hospitais e a venda de produtos que até agora têm sido de uso restrito hospitalar em farmácias comunitárias (localizadas em hospitais ou em qualquer outro local).
Ou seja, não podemos confundir as farmácias hospitalares, que desde sempre foram responsáveis pela distribuição de medicamentos "para o cancro e SIDA" (eu próprio o fiz na minha curtíssima passagem pela farmácia hospitalar há quase 10 anos) com as novas farmácias que vão abrir nos hospitais ou com as farmácias comunitárias que já existem em todo o país.
Até porque os farmacêuticos hospitalares são seguramente os profissionais de saúde mais bem preparados e com mais experiência nestas funções, que aliás desempenham desde sempre.
Por outro lado, é absurdo referir que as novas farmácias dos HHs constituem a principal preocupação deste aspecto do "compromisso", uma vez que estas, pela sua proximidade aos HHs e respectivos serviços de farmácia hospitalar, até serão aquelas em que haverá maior facilidade de esclarecimento de dúvidas e melhor acesso à informação.
Além disso, o "compromisso" não prevê a passagem de todos os medicamentos "para o cancro e SIDA" para fora dos HHs, mas apenas aqueles em que isso é tecnicamente possível (há muitos em que isso será impossível, pois a sua preparação exige condições laboratoriais muito específicas e que dificilmente seriam implementáveis na maioria das farmácias comunitárias). Ou seja, mesmo que o valor total do mercado seja de 320 milhões de euros, só uma parte deste é que está em causa.
Por outro lado, temos que ser intelectualmente honestos na apreciação económica que fazemos do projecto: sendo público que as novas farmácias a abrir nos HHs vão pagar ao hospital uma mensalidade fixa de cerca de 10.000 euros mais uma mensalidade variável correspondente a 36% da facturação (recordo que a margem legal dos medicamentos é 18,25%, que passam a 25,12% se se adicionar a margem da distribuição), a verdade é que desta forma o Estado poupará imenso dinheiro nestes medicamentos, pois não acredito que os esteja a comprar mais baratos do que o valor correspondente à diferença entre o preço final e o que é devolvido por via da quota variável das novas farmácias hospitalares!
Ou seja, esta é uma medida de grande poupança por parte do governo e que facilmente pode ser salvaguardada sob o ponto de vista técnico (restringindo o número de fármacos abrangidos e exigindo formação específica aos farmacêuticos responsáveis pela sua cedência).
Por último, e respondendo ao É-pá: ao contrário do que refere, este nunca foi um "desejo secreto" da ANF, mas sim um projecto sempre assumido (basta ver as declarações de Manuela Arcanjo ao DE).
E ao contrário do que por aqui se escreve, as novas farmácias que vão abrir nos HHs são um enormíssimo problema para a ANF (arrisco mesmo a dizer: o mais grave problema desde a fundação da ANF) e não uma vitória política ou económica.
Pessoalmente eu sou contra a abertura das novas farmácias nos HHs e também não concordo com a cedência destes medicamentos fora dos serviços de ambulatório da farmácia hospitalar tradicional. No entanto, é inquestionável que o Estado vai conseguir grandes poupanças com a implementação destas medidas!

Etiquetas:


follow me on Twitter

quinta-feira, outubro 25, 2007

Aprecio o esforço. Reconheço a validade do ponto de vista e, indo até um pouco mais longe, posso mesmo admitir que "denota trabalho específico". No entanto, não. Não concordo. O simples beijo no escrivão (esquecendo a secretária "que é tão boa") dá cabo da tua teoria.

Etiquetas:


follow me on Twitter

quarta-feira, outubro 24, 2007

É matemática, estatística e geneticamente impossível que exista ou volte a existir outra combinação de bases azotadas tão perfeita como a que um dia permitiu criar um ser vivo capaz de escrever e produzir uma canção e um vídeo assim:

Etiquetas:


follow me on Twitter

segunda-feira, outubro 22, 2007

ABAIXO ASSINADO PELA INTERDIÇÃO DA CAÇA NOS TERRENOS DO BAIXO VOUGA LAGUNAR


Exmo. Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Exmo. Sr. Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

Os cidadãos abaixo-assinados, consideram que:

1 - O território do Baixo Vouga lagunar é uma área sensível de riquíssima, rara e classificada biodiversidade, como atestam vários estatutos nacionais e internacionais que lhe foram atribuídos: para além da sua integração na ZPE (Zona de Protecção Especial) da Ria de Aveiro, o estatuto de IBA (Important Bird Area) pela Birdlife International e pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), de Biótopo CORINE (nº C12100019), recomendada para integrar os Sítios Rede Natura 2000, Convenção de Berna (relativa à conservação da vida selvagem e do meio natural da Europa) e Convenção de Bona (relativa às espécies migradoras da fauna selvagem);

2 - Assume reconhecida e inegável importância a implementação naquela área do projecto BioRia (parceria entre a Universidade do Porto, a Câmara Municipal de Estarreja e a CCDR do Centro), que visa a preservação do espaço em causa, a sua fruição como palco por excelência para a Educação Ambiental e a sua promoção no âmbito do Eco-Turismo;

3 – As características únicas do Baixo Vouga lagunar no espaço nacional e as suas classificações, nomeadamente o estatuto de IBA (Important Bird Area), são incompatíveis com a actividade cinegética.

Os subscritores vêm, assim, exigir a V. Exas. a interdição da caça nos terrenos do Baixo Vouga lagunar compreendidos entre as freguesias de Salreu e de Cacia e inscritos na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro.

A petição Pelo fim da caça no Baixo Vouga já está online aqui. Basta seguir o link para a assinar.

Etiquetas:


follow me on Twitter

quarta-feira, outubro 17, 2007

Ready, set... go!



Só ontem é que pude ler a famosa entrevista de JEM ao JE.
Há muito tempo que não se via tanta decepção num político no activo. Claramente, JEM percebeu que bateu no tecto e esgotou a capacidade de iniciativa. Seis anos depois de ter sido eleito, JEM ainda vive mal com o peso da herança do mandato anterior e não se sente à altura da sucessão. O elencar orgulhoso de obras menores parece mais vindo de um funcionário subalterno do que de um Presidente da Câmara. Se a Andreia Tavares tivesse entrevistado os senhores que conduzem as máquinas de fazer alcatrão da CME, seguramente que as respostas não teriam sido diferentes.
JEM não apresentou quaisquer projectos ou estratégias para o futuro, mostrou-se triste com o passado e inconformado com o presente. É um homem sem tempo, que vive fora do seu tempo. Numa coisa, porém, concordo com o José Matos: nesta entrevista percebeu-se perfeitamente o que é que JEM pensa do seu futuro político. Ficou bastante claro que, se não arranjar coisa melhor, JEM será recandidato à presidência da CME, preferencialmente sem o CDS. Se por acaso aparecer uma proposta mais interessante, JEM saltará fora à primeira oportunidade. É assim que neste momento vive o PSD de Estarreja: com a cabeça no cepo e sujeito ao sortilégio das migalhas que Ribau espalhar pelos amigos. A política e os projectos são coisa de um passado que nunca existiu e, pelos vistos nunca existirá. Começou a corrida à sucessão de JEM.

Etiquetas:


follow me on Twitter

segunda-feira, outubro 15, 2007


Pelo fim da caça no Baixo-Vouga

O movimento pelo fim da caça no baixo Vouga convida V. Exa. para a Jornada que terá lugar no próximo dia 20 de Outubro.
A entrada é livre e o convite dirige-se a todos quantos, solidários com esta causa, queiram tomar parte na defesa das espécies, do equilíbrio ambiental e de um território de enorme importância natural livre da caça.
Contamos consigo.

Jornada pelo fim da caça no Baixo Vouga

Biblioteca Municipal de Estarreja, 20 de Outubro de 2007, 14:00h

14:00h – recepção na Biblioteca Municipal de Estarreja;

14:20h – apresentação e distribuição de nota pública.

15:45h – visita guiada ao Baixo Vouga

pelobaixovouga@gmail.com

Etiquetas:


follow me on Twitter
Pelo fim da caça no Baixo-Vouga

O movimento pelo fim da caça no baixo Vouga convida V. Exa. para a Jornada que terá lugar no próximo dia 20 de Outubro.
A entrada é livre e o convite dirige-se a todos quantos, solidários com esta causa, queiram tomar parte na defesa das espécies, do equilíbrio ambiental e de um território de enorme importância natural livre da caça.
Contamos consigo.

Your browser may not support display of this image.

pelobaixovouga@gmail.com

Jornada pelo fim da caça no Baixo Vouga

Biblioteca Municipal de Estarreja, 20 de Outubro de 2007, 14:00h

14:00h – recepção na Biblioteca Municipal de Estarreja;

14:20h – apresentação e distribuição de nota pública.

15:45h – visita guiada ao Baixo Vouga



follow me on Twitter
Oops! (a teoria regressa ao duro terreno da conspiração, o que não quer dizer que agora as coisas não tenham mudado)

Etiquetas:


follow me on Twitter
A confirmação...

...da teoria da conspiração. O PSD de Estarreja ganhou um problema. Insolúvel? Eu acho que sim. Mas vamos ver...

Etiquetas:


follow me on Twitter

sexta-feira, outubro 12, 2007

Nos tempos em que era deputado municipal tinha sempre a preocupação de repetir neste blogue alguns comentários que fazia publicamente, na AM ou em outros locais. Deste modo as coisas ficavam escritas também aqui e dificilmente alguém poderia negar que eu as tivesse dito.
Felizmente fiz o mesmo em Outubro de 2005 (nos dias 11, 12, 13 e 14...) quando reescrevi neste blogue uma parte das ideias que fizeram parte das intervenções que publicamente proferi aos microfones da RVR, em directo na noite eleitoral de 9 de Outubro.
Assim todos podem verificar que o que o José Matos diz não é verdade.

Etiquetas:


follow me on Twitter
No Diário de Aveiro:

Marisa Macedo em Lisboa, Armando França em Bruxelas


Armando França, ex-presidente da Câmara Municipal de Ovar, deverá integrar a delegação do PS ao Parlamento Europeu. A vaga que deixa aberta na Assembleia da República deverá ser ocupada por Marisa Macedo, líder concelhia do PS em Estarreja


O deputado socialista Armando França, ex-presidente da Câmara Municipal de Ovar, deverá integrar a delegação do PS ao Parlamento Europeu, na sequência do falecimento, terça-feira, do eurodeputado Fausto Correia.
A vaga que o ex-autarca abrirá na Assembleia da República deverá ser ocupada por Marisa Macedo, líder concelhia do PS em Estarreja. A dirigente socialista ocupava o décimo lugar na lista de candidatos que o PS apresentou pelo círculo de Aveiro nas eleições legislativas de 2005, tendo sido eleitos oito representantes deste partido. O cabeça-de-lista, Manuel Pinho, tornou-se entretanto ministro da Economia.
Armando França, advogado, manifestou-se «chocado» com a morte do seu «amigo e camarada» Fausto Correia e declarou-se disponível para assumir as funções de eurodeputado.
Armando França era o 14.º candidato da lista do PS às eleições europeias em 2004 e deverá assim passar a fazer parte da delegação socialista, composta por 12 deputados, atendendo a que o 13.º da lista, Joel Hasse Ferreira, já rumou a Bruxelas em 2005 para substituir António Costa, que entretanto integrou o Governo de José Sócrates e é agora presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta é uma enorme vitória pessoal de Marisa Macedo, que neste momento passa a ser a Estarrejense mais influente a nível nacional.
Os meus parabéns à nova deputada, que sei que vai exercer um excelente cargo.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Depois de um dia offline não posso deixar de reagir às reacções ao post anterior:
- O José Matos comete uma imprecisão grosseira e que até considero particularmente desagradável - conforme se poderá verificar aqui, ao contrário do que o José Matos refere, a seguir às últimas eleições não fiquei "em estado de choque", nem sequer estive "dias sem dizer uma palavra". Não só comentei os resultados em directo para a RVR, como coloquei posts em quase todos os dias imediatamente seguintes às eleições, inclusive com uma análise política que considero particularmente ousada ao que acabara de suceder. Aliás, nessa altura (em que estava cheio de trabalho) até escrevia com muito mais assiduidade do que escrevo actualmente.
- O José Cláudio teve uma reacção absolutamente brilhante, aliás muito melhor que o texto a que lhe deu origem. De facto, nem que seja só por causa desta resposta, já valeu a pena ter escrito o texto!

No entanto, da análise às respostas que recebi noto um certo tom de incredulidade na viabilidade do cenário proposto. A verdade é que há outros sinais que confirmam a minha tese:
- Neste momento (escrevo antes do congresso PSD que decorrerá este fim de semana) é já claro que Menezes pretende iniciar um processo de renovação do partido, que naturalmente passará por uma gigantesca limpeza de balneário no que aos órgãos de direcção diz respeito;
- Um sinal bastante concreto do que referi no ponto anterior é a reacção de Marcelo ao acto eleitoral e à vitória de Menezes: primeiro estranha-se (e aparece-se publicamente e em estado descompensado a apontar o dedo a outras personalidades do PSD) e depois entranha-se (percebendo que da leva de Menezistas sairão vários dos elementos que poderão não apoiar a sua candidatura à Presidência da República em 2014, logo o comentador teve o cuidado de sair a terreiro elogiando Ribau Esteves por capacidades políticas nunca antes comentadas);
- Depois da purga interna, serão os homens de Menezes quem vai repovoar o partido e aí é mais ou menos claro que Ribau (o amigo de JEM) terá um papel decisivo.

Ou seja, é hoje certo que o destino político de JEM neste momento estará em grande parte dependente da capacidade de Ribau ser mal ou bem agradecido a um homem que o apoiou num momento em que essa demonstração de amizade era vista como um acto de loucura política.
Em política a vida é mesmo assim e poucos têm a sorte/capacidade/visão de apostar no cavalo certo. JEM conseguiu-o. E tenho a certeza de que vai tirar dividendos disso.
A confirmar-se este cenário o resto da história é de fácil previsão: o desgastado PSD de Estarreja vai apresentar uma figura de segundo plano às eleições (Abílio? Valdemar?) e ter um resultado que até aí seria impensável - a derrota, pelos vistos com minoria absoluta.

Etiquetas:


follow me on Twitter

quarta-feira, outubro 10, 2007

Teoria da conspiração

Como os leitores mais antigos deste blogue bem sabem, a produção de teorias da conspiração é uma das actividades a que periodicamente me dedico com assinalável insucesso. De qualquer modo, como na persistência é que está a virtude e mesmo um relógio parado acaba por estar certo pelo menos duas vezes ao dia, sinto-me perfeitamente motivado e com vontade de continuar esta linha de actividade subversiva, ao melhor estilo de Mel Gibson naquele filme velhinho e de que provavelmente já ninguém se lembra.
Tudo isto para falar dos efeitos em Estarreja das recentes eleições no PSD. De facto, o abalo foi enorme. Estarreja era conhecida por ser uma secção profundamente pró-Marques Mendes, como o provam as frequentes passagens do ex-líder pela casa de Regina Bastos na Torreira (com direito a referência na revista Sábado - ou na Visão?), a tentativa de salvar a face do PSD na questão do IC1 feita em cima de um camião em Fermelã, a quase unanimidade em torno do ex-líder e o número de vezes com que todos os dirigentes laranjas locais se esforçavam por aparecer nas fotografias ao lado de Mendes.
No entanto, desta vez algo correu mal. O primeiro sinal surgiu quando José Eduardo de Matos, reconhecidamente o social-democrata estarrejense com faro político mais apurado, se pôs de parte e apoiou Menezes. De uma forma discreta para não correr riscos excessivos, mas a verdade é que José Eduardo saltou fora a tempo. Por causa disso ou por outro motivo qualquer, a verdade é que Menezes, apoiado por José Eduardo contra a direcção concelhia, venceu de um modo surpreendente em Estarreja. E isso, naturalmente, vai trazer dividendos políticos a José Eduardo de Matos, cujas relações de proximidade com Ribau Esteves (o futuro Secretário-Geral do PSD) são bem conhecidas.
Ora, é aqui que a coisa se complica: as próximas eleições legislativas e autárquicas não deverão ser muito separadas no tempo, o que significa que a dança de lugares que sempre ocorre nesta altura coincide com os timings de fim de mandato do poder local. E em 2009 José Eduardo de Matos vai estar numa situação politicamente pouco interessante em Estarreja: depois de um primeiro mandato passado a inaugurar obras de que não é autor e um segundo mandato que terminará afogado numa piscina faraónica e desnecessária, a perspectiva de um terceiro mandato será tudo menos estimulante para quem já há muito vem dando sinais de esgotamento de ideias. Aliás, mesmo sob o ponto de vista individual de quem quer continuar uma carreira política, não fará qualquer sentido a arriscada recandidatura ao cargo de Presidente da Câmara de Estarreja, sob pena de estar a desperdiçar uma oportunidade única e dificilmente repetível. Até porque JEM sabe que não vai repetir o resultado de 2005, a partir do qual só poderá descer e inclusive há o risco de perder as eleições.
Ou seja, com Ribau como Secretário-Geral e Menezes na presidência do PSD, é altamente provável que José Eduardo de Matos levante voo e seja, por exemplo, candidato a deputado.
Neste cenário, o PSD de Estarreja ficará decapitado: a concelhia está enfraquecida e desautorizada e antevê-se uma luta verdadeiramente fratricida pela liderança da candidatura à CME, que nos meios laranja se acredita ser sinónimo de vitória automática nas eleições.
No entanto, o povo tende a não gostar nem de obras populistas e desnecessárias, nem de situações em que as comadres se zangam e a luta política se transforma em intriga paroquial.
Paralelamente, é de prever uma subida global a nível nacional dos resultados autárquicos do PS em 2009, dado o desgaste das diversas câmaras PSD (Lisboa foi o exemplo mais extremo).
Assim, parece altamente provável que o candidato do PS às próximas autárquicas seja também o próximo Presidente da Câmara de Estarreja.

Etiquetas:


follow me on Twitter
E eis quando, a partir da caixa de correio do Efervescente...


follow me on Twitter
As Pirâmides de José

Ficámos agora a saber que o "estratégico" projecto da nova piscina afinal sempre é para ficar pronto 1 ou 2 meses antes das eleições de 2009. Abençoada coincidência de quem nem sequer tem por hábito inaugurar obras nos meses pré-eleitorais...!
Sejamos claros: o PSD ainda não demonstrou que a piscina que actualmente existe não pode ser reparada por um preço significativamente mais baixo que o da construção de uma nova. A teoria de que qualquer reparação só dura 4 ou 5 anos não colhe e é areia atirada para os olhos da população.
Ou seja, neste momento ainda não há um único argumento válido a favor da nova piscina. O que é grave, tendo em conta que se trata de uma obra que vai custar 1 milhão de contos.

Etiquetas:


follow me on Twitter

sábado, outubro 06, 2007

Como ainda não tinha tido tempo de prestar a devida homenagem ao homem, cá fica o tributo...



Nota - Apesar dos boatos que dizem que Santana havia sido previamente avisado da interrupção e que levou este número preparado, a verdade é que este foi um acto de coragem e não isento de risco, que facilmente poderia ter corrido mal. É isto que distingue os verdadeiros animais de palco dos restantes mortais: eles arriscam e conseguem estes momentos. Os outros não passam da mediania. É de facto uma pena que Santana já tenha sido Primeiro-Ministro e que portanto todos conheçamos as suas (in)capacidades governativas. O país precisava de alguém assim para retirar um pouco do cinzentismo ao panorama político nacional!

Etiquetas:


follow me on Twitter

sexta-feira, outubro 05, 2007

No Zero de Conduta:

Eu gosto é do avião (principalmente quando são os outros a pagar)

A campanha eleitoral no PSD ficou marcada pela viagem de Luís Filipe Menezes aos Açores, num jacto privado, e que foi paga por um empresário do sector hoteleiro com interesses em Vila Nova de Gaia. Os aviões parecem, de resto, ser uma constante na carreira política de Menezes.

Há quase 20 anos, este homem que se apresenta agora como a renovação da classe política, já era deputado e foi um dos principais protagonistas das lamentáveis "viagens fantasma", tendo uma "conta conta-corrente numa agência de viagens, alimentada com as verbas que a Assembleia da República lhe pagava a título de despesas de deslocação. As viagens requisitadas não eram feitas e a conta-corrente serviu para pagar despesas particulares - entre as quais uma viagem da sua mulher a Paris, estadas em hotéis em Vilamoura e na Madeira e ainda entradas no Casino Estoril". (Expresso, 11 Setembro 1999)

Acusado de "burla" pelo Ministério Público, "forneceu às autoridades uma morada inexistente, comprometeu-se a comparecer no Ministério Público (MP) para prestar declarações, mas faltou, apresentou um atestado médico e, depois, ausentou-se para Paris", levando o MP a concluir que estava «objectivamente obstaculizando o célere andamento» da Justiça. A reacção de Menezes contra o Ministério Público foi contundente, envolvendo-se numa guerra de insultos e garantindo, taxativamente, que não seria julgado. Arrogante? Claro, mas sabia do que falava. O processo prescreveu. O Portugal que conhecemos tem décadas. E Menezes, que se apresenta como a renovação da classe política, tem andado sempre por aí.

E também esta:

Luís Filipe Menezes trocou, em 1988 e 1999, as "viagens fantasma", que (não) fez quando era deputado, por bilhetes nos Casinos do Estoril e de Vilamoura para assistir aos espectáculos de Roberto Carlos e de Diane Warwick.

(é por isto que eu até gosto do PSD... o que seria da blogosfera sem esta gente?)

Etiquetas:


follow me on Twitter
Obtida a partir do meu amigo Boticário:

Etiquetas: ,


follow me on Twitter

quinta-feira, outubro 04, 2007

Mesmo não sendo monárquico, penso que a acção merece ser divulgada:

REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA

COMUNICADO À IMPRENSA

864º. ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL

Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!

Na verdade, é em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.

Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.

PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.

As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses.

É o caso do “5 de OUTUBRO”:

Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.

Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.

Neste ano de 2007, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz às 11,30 horas do dia 5 de Outubro, após o que será prestada HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.

Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 861º. ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA de PORTUGAL.

FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL uma data que UNA OS PORTUGUESES!

VIVA PORTUGAL !

Etiquetas: ,


follow me on Twitter

quarta-feira, outubro 03, 2007

Carta da Comissão Política do PS às forças vivas do concelho de Estarreja, onde se mostra que nem tudo é tão azul como a água da piscina em que nos preparamos para afogar as finanças municipais:

Antes de tudo, queremos dizer a V. Excia que estamos a enviar esta carta com a nossa posição sobre as piscinas municipais, para que fique claro aos munícipes que temos opinião. Isto porque, nas cinco Assembleias Municipais anuais que são por lei obrigatórias, a Coligação PSD-CDS/PP apenas concede ao Partido Socialista 15 minutos em cada sessão, para falar de todos os assuntos que interessam ao concelho. Contas feitas, o PS dispõe de 1 hora e 15 minutos por ano para expor as suas opiniões, o que obviamente não chega para tratar de qualquer questão com o mínimo de profundidade.

Como alguns órgãos de comunicação social local dependem em larga medida da Câmara para pagar as suas contas, têm tendência para não divulgar com clareza as posições que o PS assume.

Assim, à falta de outros meios, decidimos escrever às forças vivas de Estarreja.

Os estarrejenses podem concordar, ou não, com o que defendemos, mas para isso precisam de conhecer os nossos argumentos.

Gostávamos que soubesse que todos, no Partido Socialista, queremos que Estarreja tenha grandes obras e bons equipamentos, desde que sejam necessárias, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e desde que haja forma de as pagar.

Apesar de nos apetecer sempre ter equipamentos novos, o PS tem muitas dúvidas sobre a projectada Piscina que a Câmara quer construir agora, à pressa, ao lado do complexo desportivo do CDE.

A Câmara prevê que a obra custe 3.664.200,00 euros, ou seja, cerca de 735 mil contos, sem IVA e sem contar com os arranjos exteriores.

Só que, em Outubro de 2005, os responsáveis camarários previam gastar na mesma obra cerca de 2.800.000,00 euros, ou seja, 560 mil contos, sem arranjos exteriores, mas com mais três campos de ténis. Em dois anos a obra aumentou cerca de 135 mil contos e perdeu três campos de ténis, sem sequer ter saído do papel!

Além disso, todos sabemos que as obras públicas sofrem normalmente derrapagens orçamentais. É, portanto, quase certo que os 3.664 mil euros se transformem em 1 milhão de contos de custos.

Estarreja tem meios para pagar esta factura? Aparentemente, não.

Julgávamos que era essa a razão pela qual a Câmara paga, actualmente, aos empreiteiros e fornecedores com mais de seis meses de atraso e ainda nem sequer pagou a totalidade dos subsídios do ano passado às colectividades. É que os responsáveis autárquicos repetem sistematicamente que a Câmara não tem dinheiro. Então onde arranjarão cerca de 1 milhão de contos para uma piscina nova? E se têm dinheiro disponível, porque não pagam a tempo e horas a quem devem?

Poderia pensar-se que há financiamento estatal, mas o Governo já deu a entender que não financia piscinas em municípios onde já existam estes equipamentos. Ora, Estarreja tem duas piscinas: uma em Beduído e outra em Avanca.

A Câmara tem dito que a actual piscina tem muitos custos de manutenção. E a nova, quais terá? Só de empréstimos bancários, quanto irá a Câmara pagar mensalmente?

É, também, necessário chamar a atenção para o facto de, no projecto da nova piscina, a Câmara prever construir dois tanques, com as mesmas dimensões dos que actualmente existem. Não se trata, portanto, de aumentar a oferta actualmente existente.

É certo que está previsto um ginásio e um health club, mas estes equipamentos já existem no concelho, sob gestão privada. Há procura que justifique um entrave à iniciativa privada?

O complexo prevê ainda uma sala polivalente. Já não temos suficientes salas no concelho com estas características?

Mas as nossas dúvidas crescem quando assistimos ao que se passa com a Piscina Prof. Lurdes Breu. O Sr. Presidente conseguiu fechar esta piscina, para ver se força o Governo a comparticipar a nova. Só que os Estarrejenses perceberam a manobra.

Porque é que a actual piscina está fechada? Porque desde que o Sr. Presidente entrou em funções em 2002, a manutenção feita ao equipamento foi a mínima possível. Antes de perder a Câmara, o anterior executivo PS tinha feito uma intervenção de alguns milhares de contos.

A actual piscina tem dois problemas: a nível eléctrico e da estrutura de vidro. É certo que os eléctricos podem acontecer de repente. Mas os problemas eléctricos de que a piscina padece custam cerca de 4 mil euros a resolver. Já podiam estar resolvidos e a funcionar, garantindo-se a sua utilização normal pelos utentes.

O que já não acontece de repente são os problemas graves que põem em causa a segurança dos utilizadores da piscina, que têm a ver com a estrutura em vidro. É necessário, para não correr o risco de desabar, que se faça tratamento anticorrusão, que se fixem os painéis aos pilares de betão, que se fixem os vidros às molduras e que se substituam as borrachas dos vidros. Alguém nos convence que a piscina chegou a este estado de um dia para o outro?

O Sr. Presidente sabe há muito tempo qual o estado da piscina e quais os riscos que se corriam. Não fez a manutenção atempadamente, para chegar ao ponto de a fechar, alegando questões de segurança, o que lhe dá muito jeito para forçar o Governo a comparticipar a nova piscina, para a Coligação ter alguma obra para inaugurar em 2009. Isto é claro.

Provoca o fecho da piscina Prof. Maria de Lurdes Breu, dizendo que é para bem dos munícipes, quando deveria ter sido ele próprio a assegurar a manutenção da mesma, para que os munícipes pudessem usufruir do equipamento sem interrupções.

Mas porque é que a nova piscina é tão importante para o Sr. Presidente? Porque está há seis anos no poder e não tem uma única obra da sua autoria.

As obras que o anterior executivo PS deixou, a actual câmara inaugurou-as antes das últimas eleições autárquicas. E para as próximas eleições: o que tem o Sr. Presidente e a Coligação para inaugurar? Nada. A não ser que construa a nova piscina.

Entretanto, vão-nos chegando mais notícias que nos fazem reforçar a ideia de que nem tudo é tão claro como deveria: por exemplo, sabe que o estudo técnico da eficiência energética da nova piscina foi feito por uma empresa, cujos donos são os responsáveis pelo Projecto Bioria? Claro que pode ser tudo muito normal, mas impunha-se um esclarecimento.

Sabe que, apesar de haver tantos arquitectos disponíveis na Câmara – do quadro e a recibos verdes -, o projecto foi encomendado a um arquitecto da Mealhada, sem que se saiba muito bem como e porquê?

Sabe que, apesar dos técnicos apontarem para 500 dias de construção da obra, o Sr. Presidente reduziu o prazo para 365 dias, para coincidir com as eleições autárquicas?

Esta obra devia ser amplamente debatida, de forma frontal e directa. É que estamos perante uma construção cara, quando Estarreja tem muitas outras necessidades.

Será mesmo necessário gastar tanto dinheiro, para ficarmos com uma piscina igual à que temos?

Apesar de todos gostarmos de ter equipamentos novos, é preciso pensar se são necessários, como vão ser pagos e o que vai ficar por pagar, já que o dinheiro não é elástico.

O PS absteve-se nesta votação. Não podemos votar contra, ou a favor, sobre uma matéria confusa, contraditória e, em certos aspectos, obscura e sobre a qual praticamente nenhuma informação relevante foi disponibilizada. Certamente compreenderá.

Se estivesse tudo tão bem como consta no Boletim Municipal, concerteza que a Câmara não teria qualquer problema em discutir abertamente a questão...

Aceite os melhores cumprimentos e até breve.

Este texto (que subscrevo inteiramente) é também a minha resposta ao José Matos: as decisões políticas tomam-se com base em números - quanto custa arranjar a piscina que já existe? Se for menos de 200 mil contos, a decisão de construção da nova não se justifica.

Etiquetas:


follow me on Twitter

Pelo fim da caça no Baixo Vouga

(marca da autoria do Bruno Azevedo)

Etiquetas:


follow me on Twitter
Mais um excelente momento a partir da caixa de correio do Efervescente...

A crusty old Sergeant Major found himself at a gala event, hosted by a
local liberal arts college. There was no shortage of extremely young,
idealistic ladies in attendance, one of whom approached the Sergeant Major
for conversation.

She said, "Excuse me, Sergeant Major, but you seem to be a very serious
man.
Is something bothering you?"

"Negative, ma'am," the Sergeant Major said, "just serious by nature."

The young lady looked at his awards and decorations and said, "It looks
like
you have seen a lot of action."

The Sergeant Major's short reply was, "Yes, ma'am, a lot of action."

The young lady, tiring of trying to start up a conversation, said, "You
know, you should lighten up a little. Relax and enjoy yourself."

The Sergeant Major just stared at her in his serious manner.

Finally the young lady said, "You know, I hope you don't take this the wrong
way, but when is the last time you had sex?"

The Sergeant Major looked at her and replied, "1955."

She said, "Well, there you are. You really need to chill out and quit
taking
everything so seriously! I mean, no sex since 1955!"

She took his hand and led him to a private room where she proceeded to
"relax" him several times.

Afterwards, and panting for breath, she leaned against his bare chest and
said, "Wow, you sure didn't forget much since 1955!"

The Sergeant Major, glancing at h
is watch, said in his matter-of-fact voice,
"I hope not, it's only 2130 now."

Etiquetas:


follow me on Twitter

Etiquetas:


follow me on Twitter

terça-feira, outubro 02, 2007

Embora sem tempo, responderei a este post logo que possível.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Ao contrário do que sempre sucede antes de qualquer tipo de eleições, não anunciei a minha intenção de voto relativamente à disputa da liderança do PSD. Isso aconteceu por dois motivos: pela natural falta de tempo e moedas no bolso, mas também pela genuína incapacidade de decidir entre duas escolhas tão pouco estimulantes.
O cinzentismo estéril e oportunista de Mendes era porém acompanhado de alguma tentativa de seriedade e elevação na disputa das causas, enquanto que o aventureirismo impulsivo e desorganizado de Menezes era contrabalançado pelo fascínio da pedrada no charco e da bofetada de luva branca à intelectualidade dominante dentro e fora do PSD.
Ganhou Menezes e com ele provavelmente regressou a alegria à política portuguesa. A partir de agora voltou a agenda política que funciona a reboque dos acontecimentos e da imprensa, que deste modo voltará a funcionar simultaneamente como cavalo e condutor da diligência que ela própria fará descarrilar perante o seu próprio fogo cerrado.
Menezes é o tipo de líder de quem só se podem esperar grandes coisas: será contra tudo o que o governo propuser e a favor de todas as queixas que lhe apresentarem. Apresentará ideias avulsas e pouco coerentes sobre assuntos que não lembram ao diabo e promoverá a ascensão de delfins com o calibre intelectual do rapazinho que lhe escrevia o blogue com copy-pastes a partir da wikipédia. Terá que prestar contas a quem financiou o pagamento maciço de cotas que afinal não eram precisas e verá a forma lenta mas progressiva como a massa intelectual agora derrotada se organiza para lhe fazer a cama logo que Sócrates lhe aplique a anunciada machadada de 2009.
Por outro lado, Menezes vai seguramente despolarizar o modelo Lisboacêntrico de fazer política, o que naturalmente vai fazer com que muitos dos habitués dos jogos de bastidores vejam o tapete fugir-lhes de baixo dos pés sem perceberem muito bem para onde é que agora devem saltar.
Enfim, para a blogosfera a vitória de Menezes é obviamente o melhor resultado possível. Vêm aí aí tempos muito mais estimulantes. Só há um pequeno senão: é que qualquer líder do PSD tem uma probabilidade de vir a ser primeiro-ministro que, mesmo sendo ínfima como agora se acredita, é seguramente diferente de zero. A vida pública portuguesa dos anos mais recentes já mostrou que tudo pode acontecer e que as coisas mudam a um ritmo alucinante. Nesse sentido, seria melhor ter Mendes que Menezes a ocupar este cargo. Mas que se lixe: este risco parece um preço justo para o divertimento que aí vem!

Etiquetas:


follow me on Twitter
Sejamos directos: a arbitragem de Pedro Henriques foi tudo o que o major não costuma ser - medricas, receosa, defensiva e muito pouco rigorosa. O penalty sobre Romagnoli é de caras e não merece qualquer discussão. A mão do Katsouranis não é casual, pois a bola vem devagar e este faz um movimento com intenção clara de a ajeitar suavemente. Dois penalties claros, que se vêem à primeira e sem necessidade de repetições televisivas. Tal como já sucedera no jogo contra o FCP, em caso de dúvida decidiu-se contra o Sporting. A direcção de Filipe Soares Franco tem que parar para pensar e perceber porque é que isto acontece sistematicamente. Há um claro défice de influência do Sporting sobre as estruturas que gerem futebol e que, só nas primeiras seis jornadas, já custou pelo menos 3 pontos à equipa. Assim é impossível.

PS1 - É absolutamente patético que se compare o mergulho para a piscina do brinca-na-areia norte-americano com os penalties anteriormente não assinalados. Addu vai para a finta (?) sobre João Moutinho já em desequilíbrio e o jogador do Sporting tem a posição absoluta e claramente ganha. Addu caiu porque pesa 30 quilos e pensa que as bolas em Portugal também são ovais. De qualquer modo, serviu para os benfiquistas ressabiados desviarem as atenções de dois jogos em que, se as arbitragens fossem isentas, teriam acumulado duas derrotas, sendo eliminados da taça da Liga e ficando a três pontos do Sporting e nove do FCP.

PS2 - O lance do Addu nem sequer passou no Eurosport. No entanto, há que reconhecer que apenas vi a secção de futebol e não o programa de natação.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter

This page is powered by Blogger. Isn't yours?