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quinta-feira, setembro 18, 2003

Intervenção minha na Assembleia Municipal, em Dezembro de 2002, a propósito de umas obras de Santa Engrácia em Salreu e de um curioso artigo que saira no expresso poucas semanas antes:

O primeiro assunto que me fez vir falar aqui hoje tem a ver com as obras para a instalação do saneamento básico, que nos últimos meses têm atormentado a vida a todos os habitantes, comerciantes e simples visitantes da freguesia de Salreu. De facto, nos últimos 3 meses temos assistidos a constantes faltas de respeito pelos salreenses por parte das empresas responsáveis pelos trabalhos que infelizmente ainda se encontram a decorrer. Todos sabemos que obras deste tipo, que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das populações, causam inevitavelmente grandes transtornos a todos os que diariamente utilizam as infra-estruturas afectadas pelas mesmas. Por isso, as obras devem ser executadas no mais curto espaço de tempo possível, e devem ser tomadas todas as precauções para que o prejuízo para as populações seja minimizado. Ora, o que se está a passar há mais de 3 meses em Salreu, e que infelizmente ainda parece ir continuar pelo menos por mais alguns meses, é precisamente o contrário disto: as obras estão a ser feitas a um ritmo exasperantemente lento, e de uma forma aparentemente anárquica, em que cada ponto de intervenção é periodicamente ocupado durante alguns dias, descansando depois umas semanas antes de nova investida por parte do exército destruidor dos empreiteiros. Tudo isto é feito sem dar qualquer conhecimento à população, e com uma ausência quase total de controlo do trânsito automóvel nas zonas afectadas, ficando os condutores sujeitos às variações de humor de alguns pouco qualificados operários, que muitas vezes nem sequer sabem falar português. Como se transformar algumas das principais vias de comunicação salreenses num autêntico lamaçal não fosse só por si suficiente, os empreiteiros tiveram ainda o desplante de ocuparem com materiais diversos cerca de metade do único estacionamento legal que existe no centro da freguesia. Ficando sem lugares disponíveis para estacionar, à população não resta outra solução senão o estacionamento em locais proibidos, causando muitas vezes graves problemas à circulação automóvel. Por tudo isto, o largo da igreja de Salreu é actualmente um local a evitar por muitos, o que causa graves prejuízos de imagem para a freguesia e danos financeiros consideráveis aos comerciantes daquela zona. Peço, pois, ao Sr. Presidente da Câmara, que tome as devidas providências, não para reparar os danos, que para isso já vai tarde, mas pelo menos para minorar os prejuízos dos salreenses. Há algumas semanas ouvi na rádio uma reportagem em que o Sr. Presidente da Câmara dizia ter conhecimento destes factos e ser sua intenção intervir junto dos responsáveis pelas obras que, pelos vistos, fizeram ouvidos de mercador. Proponho que esta atitude da empresa responsável pela empreitada não seja esquecida e conte como factor fortemente negativo em futuros concursos públicos abertos pelo município de Estarreja. Sr. Presidente, a sua intervenção é necessária e urgente neste caso. Os salreenses contam consigo.
A segunda parte da minha intervenção destina-se a fazer algumas perguntas sobre questões que me parecem extremamente importantes para o desenvolvimento do nosso concelho. Assim, gostaria de começar por perguntar ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal e Ministro da Economia, qual a sua opinião sobre um artigo que saiu no jornal Expresso, de 21/10, em que um Prof. do Instituto Superior Técnico que esteve ligado às comissões de estudo sobre o futuro traçado do TGV referia que uma das possibilidades para a construção das linhas de alta velocidade envolveria a construção de uma estação de TGV em Estarreja, que serviria de transição entre os comboios rápidos que viriam do Porto e a verdadeira linha de alta velocidade, que uniria Estarreja a Salamanca, Valladolid e por fim Madrid. Devo confessar que fiquei atónito quando li este artigo, pois nunca me tinha lembrado desta possibilidade. No entanto, e porque quer o semanário Expresso, quer o Professor António Brotas, catedrático do Técnico, são de uma credibilidade insuspeita, fiquei com a certeza de que o assunto foi realmente discutido. O que eu gostaria de saber é: em primeiro lugar, se esta hipótese ainda existe, ou foi já completamente abandonada. Por outro lado, mesmo que se tenha desistido desta via, penso que pelo menos se deveria abrir o debate, cá em Estarreja, sobre esta matéria: em princípio esta parece ser uma boa oportunidade de desenvolvimento para o nosso concelho e de valorização para o nosso Parque Industrial. Por outro lado, devemos considerar outras questões, não menos importantes, como o impacto ambiental que esta estação e os seus acessos inevitavelmente teriam. Por isso, Sr. Ministro da Economia, pergunto-lhe a si, que certamente será um bom conhecedor das actividades do governo, qual a sua opinião sobre esta matéria. Será que não deveríamos estar já a lutar neste sentido? Será que a própria construção do IC1 não poderia ser coordenada com a eventual edificação de uma estação de TGV? Não estaremos nós a perder uma batalha sem sequer termos sabido que ela começou? Já agora, pedia ao Sr. Presidente da Câmara que informasse esta Assembleia sobre se teve ou não conhecimento desta matéria, e que nos diga medidas tomou sobre este assunto.


O Presidente da Câmara não respondeu e o Dr. Carlos Tavares disse que não sabia de nada e que o assunto era "curioso" (e disse-o com ar sobranceiro).
Se eles soubessem de alguma coisa talvez Estarreja tivesse um destino diferente. Com líderes que não sabem de nada, obviamente que não vamos a lado nenhum...


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