<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 30, 2003

O Sr. Presidente da Câmara de Estarreja deu hoje uma entrevista ao Jornal da Ria em que finalmente decidiu falar sobre o intrigante caso do Parque Industrial. Senti-me honrado pela leve referência à minha pessoa ("um vosso entrevistado recente"), e notei alguma animosidade em relação às últimas intervenções da oposição sobre esta matéria. Ou seja, o nosso papel de opositores construtivos está a ser eficaz: conseguimos fazer com que os que desempenham cargos de poder se sintam pressionados e sobretudo observados nas suas acções. Penso que o Dr. José Eduardo, que passa 2 páginas inteiras a justificar os atrasos das obras, sabe perfeitamente que em Estarreja as pessoas estão atentas a eventuais desleixos ou faltas de eficácia. Para além das desculpas pela demora da construção do Parque Eco-Industrial, isto é, Eco-Empresarial, vi na entrevista dois sinais extremamente preocupantes:
- Por um lado, tudo indica que não será a Câmara Municipal de Estarreja a mandar na gestão do parque. A Câmara apenas será proprietária do parque, que será gerido por outras entidades. Será que o Dr. José Eduardo queria dizer mesmo isto? É que, se for verdade, isto é gravíssimo...! Sinceramente, penso que se tratou de algo ainda mal explicado ou de algum entusiasmo momentâneo de quem não tem ainda ideias bem definidas sobre este assunto...
- O outro factor de preocupação é a visão curta e redutora do parque: fala-se de um parque para PME's, capaz de competir com os dos concelhos vizinhos... É inacreditável! Então e o Plano Estratégico, aprovado pelo próprio Dr. José Eduardo enquanto vereador, que definia a indústria como a grande aposta de Estarreja? E concorrer com Oliveira de Azeméis, Ovar, Murtosa, quando o projecto inicial era inovador à escala nacional e até europeia? Que pequenez de espírito!!!
Na entrevista não se definiam os parceiros para gerir o Parque... porquê?
A avaliar pelas mini-intenções para o mini-parque, essa realmente é uma preocupação prematura e disparatada... Enfim... que desperdício e que perda de oportunidades para o nosso concelho!
Depois de termos tido uma Presidente da Câmara que apostava na agricultura e na pecuária, tinha que nos calhar agora um autarca que aposta nas lojinhas e oficinazitas para o desenvolvimento do nosso concelho!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?