<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, novembro 24, 2003

O mundo dos blogues é realmente fascinante e o mínimo que se pode dizer é que isto anda mesmo efervescente. De facto, os blogues começam a nascer como cogumelos e os disparates que por vezes aqui se publicam ganham uma dimensão em regra muito superior à sua importância real. Os jornais e a rádio local têm tido um papel decisivo nesta divulgação, mas acima de tudo penso que o factor principal deste boom é a vontade das pessoas intervirem socialmente sobre os assuntos que dizem respeito a todos. Esta consciência cívica é o principal ponto positivo a extrair desta onda de blogues, que depois veremos se será efémera ou não...
Soube este fim de semana da criação de dois novos blogues “made in Estarreja”. O primeiro, mais benigno, chama-se Estrela Cansada e é da autoria do astrónomo e investigador José Matos, que também é deputado municipal pelo PSD. Trata-se de uma página recente, mas que começa com uma assinalável pujança e uma profundidade intelectual pouco habitual. A descoberta do espaço é um tema que me fascina particularmente desde os meus tempos de criança, em que li o inevitável “Cosmos”, de Carl Sagan, a televisão transmitia séries míticas como “Buck Rogers no Século XXV”, “Espaço 1999” ou “Galactica” e o meu pai, então numa fase de pensamento pró-soviético, era assinante de uma das mais brilhantes obras da propaganda da ex-URSS: a revista “Sputnik” (em russo quer dizer satélite). Enfim... outros tempos, outros pensamentos (pelo menos da minha parte...) e um ambiente de guerra das estrelas que ironicamente tornava o mundo num local mais seguro do que é hoje... Mas ainda bem que tudo isso acabou. Aliás, hei-de escrever um post sobre as minhas orientações políticas (se é que elas existem), pois tenho recebido alguns comentários que não são justos nem para mim, nem para os que realmente professam as doutrinas que me atribuem :)
De qualquer forma, visitem o Estrela Cansada, que vale a pena, pois é interessantíssimo. Já agora, um agradecimento ao seu autor pelo link para o Estarreja Efervescente, que já me rendeu algumas dezenas de visitas!
O outro novo blogue estarrejense é o Tiropassarinho, claramente a muito aguardada resposta política ao Estarreja Efervescente e ao Plastificai os Vossos Documentos. O seu autor anónimo (Zé Ferino) abriu as hostilidades com bocas dirigidas ao Platificai, que complementou num segundo post com alguns comentários que me visavam a mim. Penso que o modo como a questão foi colocada não é justo: a natureza das opiniões que eu tenho publicado neste site não é genética, nem o meu pai tem nada a ver com o que eu aqui escrevo. O Estarreja Efervescente, para o bem e para o mal, é uma criação exclusivamente minha, independente dos partidos políticos locais e nacionais e dependente apenas das minhas opiniões sobre as várias matérias que fazem a nossa vida política. Embora este seja um assunto que eu reconheço que tenho gerido com pinças, a verdade é que nem sempre o que eu aqui escrevo está de acordo com aquilo que o PS Estarrejense diz. Aliás, se analisarem com cuidado alguns dos meus textos poderão verificar isso mesmo: as diferenças poderão ser consideradas subtis, mas existem e estão expressas nos textos... De qualquer modo, fica aqui o recado para quem quer que me leia: os posts do Estarreja Efervescente, tal como todos os meus textos publicados nos jornais locais são da minha exclusiva responsabilidade. Não há ninguém que tome conhecimento dos textos antes da sua publicação quer nesta página, quer nos media locais... por estranho que isto possa parecer a algumas pessoas, o PS de Estarreja é informado do conteúdo dos meus artigos ao mesmo tempo que todos os outros partidos, isto é, no momento da sua divulgação! Não faço nem farei fretes a ninguém! Por outro lado, eu nunca tentei passar por comentador independente: o meu cargo de deputado municipal eleito pelas listas do PS manifesta claramente uma solidariedade em relação a um conjunto de pessoas e políticas que existiram e existem no nosso concelho...
Embora o Tiropassarinho não tenha propriamente analisado qualquer assunto de relevo da política local, penso que é inegável que se trata de uma página bem escrita, em que o seu autor tenta inteligentemente fazer uma contra-contra-análise à política local. Espero sinceramente que o Tiropassarinho consiga manter a sua actividade editorial, para bem do Web-debate político local. Para já, fica incluído na minha lista de links, embora eu considere que o nome Tiropassarinho é particularmente infeliz... enfim, talvez isto seja premonitório em relação à certeza das suas convicções! Já agora, obrigado pelo link para o Estarreja Efervescente!


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?