<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 09, 2003

Quanto mais se fala na substituição de Ferro Rodrigues e nos eventuais candidatos à sua sucessão, mais se percebe a falta de alternativas que existem no PS. Eu (que não sou militante) arrepio-me todo quando ouço falar em nomes como os de João Soares, José Sócrates ou Jorge Coelho como líderes possíveis. Qualquer um destes seria uma boa garantia de maioria absoluta para o PSD nas próximas eleições. Também não acredito no sebastianismo dos que defendem a solução António Vitorino, um político que já provou as suas qualidades técnicas, mas não as políticas (aliás, nessas ele até falhou... alguém se lembra dele como ministro da defesa?). O PS atravessa inegavelmente uma crise de valores. Entre os políticos com relevo nacional só vejo duas opções que me agradariam (embora eu saiba que não têm a mínima hpótese...): Francisco Assis ou Joaquim Pina Moura, claramente os dois melhores homens que o PS tem actualmente.
Fazendo um pouco de futurologia, deixo aqui a minha previsão, para que um dia me possam atirá-la à cara: ou muito me engano, ou a seguir ao sucessor de Ferro Rodrigues o PS vai passar por uma situação semelhante à que o PSD viveu em 1985: vindo não se sabe muito bem de onde, há-de surgir um desconhecido relativo, que será quem conseguirá levar o partido novamente ao poder, após 8 anos de Durão Barroso. Resta saber quem será esse homem, e o que deve fazer ele agora...
Há também quem diga que Ferro é um resistente, tão ou mais persistente como o foi Durão Barroso, pelo que ainda irá permanecer no cargo bastante mais tempo... Sinceramente, eu não acredito. Ferro Rodrigues é demasiado "boa pessoa" para ser líder partidário. Um bom líder partidário tem que ser frio, inteligente e corajoso e sobretudo não pode ser tão fiel aos amigos...

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?