<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 05, 2003

Sempre que o deputado municipal do PSD Paulo Vigário publica um artigo ou faz uma intervenção, gera-se alguma expectativa entre o pessoal afecto ao PS local. Normalmente os seus textos são bem escritos e fortemente contundentes (embora em termos de conteúdo estejam praticamente todos errados...) e, é justo reconhecê-lo, são dos que mais me chateiam! Esta semana o texto publicado pelo deputado PV no Jornal de Estarreja não foi tão arrasador como o costume, e surpreendentemente acaba por ir, também ele, na onda de auto-comiseração em que o Presidente da Câmara entrou desde que percebeu que o seu governo o enganou no caso do IC1. É espantoso que, depois de tudo o que se passou, ainda haja quem persista em pensar que a culpa é do Presidente da Câmara de Ovar! É de uma ingenuidade quase angelical acreditar que os últimos desenvolvimentos desta novela foram resultado do enorme "poder de influência" do Presidente da Câmara de Estarreja! Os factos são estes: Estarreja e Ovar são dois concelhos do mesmo país, e portanto governados pelas mesmas pessoas. Em Estarreja o povo pedia o IC1 a poente. Em Ovar o presidente da câmara terá pedido o IC1 a nascente. Estes dois pedidos não eram conciliáveis. O mesmo governo que autorizou o IC1 a nascente em Ovar está agora a realizar manobras de ginástica projectista que lhe permitam poder dizer que cumpriu os dois pedidos. Só que o povo não é parvo. E já todos perceberam que para Marques Mendes, Durão Barroso, Paulo Portas e Hermínio Loureiro poderem fazer o papel de Salomão, há pessoas e empresas no concelho de Estarreja que vão ter que sofrer... Para já não falar do ambiente, que assim é sacrificado apenas em nome do eleitoralismo de alguns indivíduos, e não do desenvolvimento de uma região.
A questão política essencial no meio desta polémica é esta: porque é que o actual problema está a acontecer em Estarreja e não em Ovar? Porque é que os vareiros não estão actualmente indignados com o poder de persuasão do Presidente da Câmara de Estarreja?
Porque é que não se fez primeiro a poente em Estarreja e depois se resolvia o caso de Ovar? Afinal, quem é que é influente? Será que estamos todos doidos? Já agora, quantos ministros naturais de Ovar existem? E deputados europeus?

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?