<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 29, 2003

No passado dia 20/12 meti-me numa das situações mais complicadas da minha curta vida política (se é que ela existe!): fui participar no programa da Rádio Voz da Ria em que se analisa o futuro da Europa a 25. Para além dos experientes jornalistas-coordenadores do programa (Mário Rui Oliveira e Luis Dias), participaram no debate os dois habituais comentadores residentes (o Eng. Duarte Drummond Esmeraldo e o Eng. Pinho Ferreira) e também a deputada europeia do PSD, a Drª Regina Bastos. O Eng. Paulo Vigário, deputado municipal do PSD, também foi convidado mas infelizmente não pôde estar presente. De qualquer forma, o mínimo que se pode dizer é que eu estava muito bem acompanhado. De facto, todos os atrás mencionados revelaram enormes conhecimentos sobre a matéria, para além de serem pessoas extremamente evoluídas sob o ponto de vista intelectual. Eu tentei acompanhá-los o melhor que pude, mas confesso que acabei por ser mais um ouvinte do que propriamente um participante activo. De qualquer forma, o programa foi muitíssimo interessante. Será que teve a audiência que merecia? Infelizmente, não creio... Em relação ao debate propriamente dito foi curioso verificar que todos estávamos bastante pessimistas, embora nenhum se assumisse como euro-céptico. Por outro lado, foram nítidas algumas diferenças ideológicas do lado não-jornalístico dos participantes: eu e a Drª Regina Bastos estávamos claramente mais à direita (ou menos à esquerda...) que o Eng. Esmeraldo, e sobretudo que o Eng. Pinho Ferreira. No entanto, estas subtilezas não desfizeram a nossa unanimidade: todos estamos desconfiados do eixo franco-alemão e todos temos a consciência de que há países muito mais proteccionistas e preocupados em ganhar terreno do que nós (caso da Espanha). Em relação à constituição europeia, o mais céptico provavelmente até era eu. A este propósito, recomendo este magnífico artigo de Paulo Teixeira Pinto no Diário Económico. De qualquer forma, recomendo vivamente que ouçam este programa da nossa RVR: passa em directo aos domingos a partir das 10:00 e à 2ª feira depois do "Jornal da Ria" (às 18:00).

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?