<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 08, 2004

As últimas evoluções do caso Casa Pia vieram (mais uma vez) expôr o grau de esquizofrenia que afecta as nossas classes política e jornalística. De facto, ou estamos todos doidos, ou ainda ninguém conseguiu explicar porque é que:

- Se ao longo deste processo o que não tem faltado são cartas anónimas, boatos, notícias da imprensa nacional (o cronista Carlos Castro já publicou no 24 Horas um artigo em que fazia duas referências óbvias e bastante directas a dois membros do actual governo) e internacional (a revista francesa Le Point é o caso mais famoso), páginas da internet, mails, blogues, chatrooms, etc. que comprometem gravemente várias pessoas conhecidas, porque raio é que só aquela carta anónima (a que envolvia Jorge Sampaio) é que foi anexada ao processo?
- Porque é que as referências ao Cardeal D. José Policarpo, Mota Amaral e Mário Soares indignaram a AR e as citações a Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso, Chalana, Carlos Manuel e Jorge Sampaio deixaram todos indiferentes? Qual é o critério para que uns sejam tratados pela imprensa como culpados e outros como inocentes?
- Já agora, porque é que o Parlamento só reage quando as notícias envolvem políticos? Carlos Cruz, Ferreira Diniz, Herman José, Jorge Ritto, etc., antes de terem sido acusados não teriam também direito a não ter os seus nomes nos jornais e a sua vida privada devassada?
- Em Portugal, quem é que é responsável pela manutenção do segredo de justiça? É o Procurador Geral da República? É a Ministra da Justiça? Porque é que num caso com tão graves e gritantes violações do segredo de justiça ainda ninguém foi responsabilizado por isso? E porque é que o Presidente da República vai para a comunicação social pedir aos jornalistas para não violarem o segredo de justiça, em vez de se preocupar em punir aqueles que realmente o andam a desrespeitar, passando impunemente informações para os jornalistas?
- Em relação às fotografias de pessoas famosas que foram mostradas às crianças: a sua existência já tinha sido anunciada (só não tinham referido os nomes) e era não só previsível, como indispensável. Se não se fizessem esses testes de despistagem, qualquer advogado de um arguido famoso teria legitimidade para dizer que as crianças tinham acusado o seu cliente porque o reconheceram apenas devido ao facto dele ser uma pessoa conhecida, o que constituiria um argumento obviamente plausível... Esta palhaçada mediática provocada pela notícia da Focus é bem o retrato do país que temos!

Anteontem a intervenção de Jorge Sampaio a propósito da Casa Pia era uma das notícias em destaque na Euronews. É esta a imagem que estamos a dar do nosso país! Não teria sido muito melhor para o PR ter ficado calado? Por outro lado, se o discurso de Sampaio foi feito na condição de cidadão, este é compreensível e até aceitável. Mas se o fez enquanto PR, já vem tarde! O caso Casa Pia arrasta-se com as mesmas características há mais de 1 ano e só agora é que o PR fala? Não seria já tempo de fazer alguma coisa em vez de se vir lamentar para a televisão?
Infelizmente, aguardam-se cenas dos próximos episódios...

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?