<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

O Saco de Gatos



Desta vez estou de acordo com o Marinhão: isto realmente vai de pior a pior, com o aparecimento da pré-candidatura de João Soares. O PS actual é claramente um saco de gatos que se esgadanham mutuamente. E João Soares mais não fez do que marcar o seu território. Neste momento a única questão em aberto tem a ver com o facto de se saber se António Costa e José Sócrates (mais duas más opções...) também vão avançar já ou esperam pelas europeias...
Tudo isto se passa porque existe actualmente entre a nossa classe política a convicção generalizada de que o PS vai ganhar confortavelmente as eleições europeias. A derrotista frase de Durão Barroso em Aveiro ("...aconteça o que acontecer nas eleições eu não vou fugir...") e a fortíssima competição interna no PS pelos lugares nas listas são bons exemplos disso mesmo. Aliás, não foi ingenuamente que Jorge Coelho e João Soares escolheram este momento para o lançamento das suas candidaturas: eles têm medo que Ferro Rodrigues saia fortalecido de uma vitória expressiva nas eleições europeias, e por isso há que fragilizá-lo o mais possível e o quanto antes... para além disso, dificilmente voltariam a ter condições para lançar as suas candidaturas, caso Ferro saísse vencedor das europeias.
Eu estou convencido que todas estas manobras e o mau desempenho da oposição PS vão ter consequências graves para o partido. Não acredito que o PS ganhe claramente as eleições europeias e também não acredito que Ferro Rodrigues daqui a um ano ainda seja líder do PS... e face às opções disponíveis, acho que o PS precisa de uma "tareia eleitoral" forte para poder proceder à indispensável depuração interna e então regressar ao poder com força e credibilidade para governar efectivamente o país. É que se o regresso for demasiado precoce, corre-se o risco deste se revelar efémero...



follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?