<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 07, 2004

Doping Administrativo

O caso do pretenso doping de Rui Jorge é um dos acontecimentos mais estúpidos do futebol português dos últimos tempos: Rui Jorge acusou a presença de budesonido, um corticosteróide de inalação que pode ter várias utilizações, entre as quais o tipo de rinite crónica do qual o jogador sofre há anos. Rui Jorge já toma este medicamento há vários anos (sempre que tem crises) e a sua utilização tem sido sempre notificada às autoridades competentes ao longo de todo este tempo. A única variação que ocorreu agora foi uma alteração legislativa que passou a tratar este género de situações de forma diferente... O Pulmicort (marca comercial do medicamento que Rui Jorge tomou) é um fármaco perfeitamente banal e de uso corrente. Para que se tenha uma mais real noção do tipo de medicamento de que estamos a falar, posso dizer-vos que durante o mês de Abril a Farmácia Campos, de Salreu (essa populosa localidade...) vendeu mais de 20 embalagens de medicamentos contendo budesonido... ou seja, há por aí muita gente a acusar positivo no controlo anti-doping.
É muito importante que se saiba distinguir entre este caso e o da furosemida de Kenedy (usada para o tratamento da hipertensão ou para mascarar a presença de outras drogas...) ou o da nandrolona de Fernando Couto, Edgar Davids ou Frank de Boer (um esteróide anabolizante indicado para o tratamento de desequilíbrios hormonais nos homens, mas que também pode ser usado para aumentar a massa muscular...).
Por outro lado, se deixarem Rui Jorge fora do Euro por este disparatado motivo, ainda vamos ter que gramar com a titularidade dessa nulidade futebolística que dá pelo nome de Nuno Valente... coitadas das canelas dos extremos-direitos adversários!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?