<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 16, 2004

A importância das cunhas
 
Esta oportuna observação do Fernando Mendonça fez-me lembrar o provincianismo com que em Estarreja reagimos às idas de Carlos Tavares para o Ministério da Economia e de Regina Bastos para o Parlamento Europeu. Quer no caso de Durão Barroso, quer no dos estarrejenses que passaram a frequentar as altas esferas do poder, o motivo que levou à alegria geral da respectiva população foi o facto de passarmos, os portugueses e os estarrejenses, a dispor de uma importante cunha num lugar-chave.
Ora, perante isto, apenas existem duas opções: ou os eleitos (ou nomeados) exercem o seu cargo com seriedade e não cedem a pressões ou cunhas, ou então estão a trair a esperança que o povo provinciano neles depositou.
É por isso que ninguém quer saber do Sudão - Kofi Annan é um homem sério.
É por isso que ninguém sabe que Carlos Tavares é de Estarreja - ele nunca usou a sua influência para beneficiar ilegitimamente o nosso concelho.
É por isso que se o motivo pelo qual Jorge Sampaio deixou que esta trapalhada acontecesse foi o "interesse nacional" (cuja tradução directa para a linguagem de rua é "a cunha"), então temos todos muito mais para lamentar, para além da tristeza de Santana ser primeiro-ministro: é que o nosso presidente da república cedeu, não a interesses como injustamente o acusaram, mas a uma enorme, triste e saloia tentação provinciana que não tem qualquer interesse nem consequência para o país, pois eu estou convencido que Durão vai exercer um bom cargo (e como tal ninguém se vai lembrar que ele é português).
Ou seja, Sampaio transformou-se no "Freitas do Amaral da esquerda" (a citação não é minha) porque, em primeira instância, apoiou as ambições pessoais de Durão com base num pressuposto completamente errado e irrelevante. E num momento de irreflexão colocou em causa todo um prestígio político conquistado ao longo de anos. Em relação à nomeação de Santana em vez das eleições de celebração de Ferro, deixarei para um próximo post a minha opinião.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?