<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 29, 2004

Os Incêndios

Estive hoje a ouvir com alguma atenção o fórum TSF dedicado aos incêndios, durante o qual, entre as banalidades do costume surgiram também várias ideias extremamente interessantes e sobretudo foi possível ter a noção fundamental de que no nosso país a população começa a aperceber-se de vários factores que fazem com que estas sucessivas vagas de fogo sejam se não uma imolação voluntária, pelo menos uma imolação por negligência. Passo a explicar a primeira delas:

Um responsável por um instituto público cujo nome agora não me recordo referiu que, até há 3 anos, estimava-se que os gastos anuais em alugueres de aviões Canadair seriam cerca de 3 milhões de contos, um valor com tendência para aumentar. Se admitirmos que estes custos ainda estão actualizados em 2004, basta fazer as contas para perceber que este valor serviria para contratar 2142 pessoas com um ordenado de 500 € depois de impostos, 14 meses por ano. Como para patrulhar eficazmente as nossas florestas 24 horas por dia, 365 dias por ano, talvez não fosse necessário contratar tanta gente (é que entre militares, guardas florestais e outros funcionários públicos, o país já dispõe  de muita gente...), para além do facto dos meses de Novembro a Fevereiro serem praticamente livres de incêndios, é fácil de perceber os ganhos que um bom programa de prevenção poderia proporcionar ao país. É que não nos podemos esquecer que nestas contas não entraram os prejuízos económicos e ambientais da floresta ardida. Se quisermos tornar esta análise um bocadinho mais perversa, também se pode colocar a questão noutros termos:
- Se em vez de 10 estádios só tivéssemos construído 9, provavelmente pouparíamos bem mais de 3 milhões de contos (talvez até mais de 20 milhões, conforme o estádio a excluir!);
- Se em vez de submarinos tivéssemos comprado aviões Canadair talvez poupássemos alguns hectares da Serra da Arrábida ou do Parque Nacional da Peneda-Gerês, já para não falar nas casas e até nas vidas de muitas pessoas;
- E se em vez de uma frota de aviões Falcon como a que existe na Força Aérea portuguesa e que só servem para o transporte de individualidades, tivéssemos alguns Canadair? Algum governo teria a coragem política para acabar com os Falcon (vendendo-os, por exemplo) e utilizar os recursos necessários para a sua manutenção em aviões Canadair?

Ou seja, estaria perfeitamente ao nosso alcance, com o mesmo tipo de gastos que actualmente temos, reduzir de uma forma muitíssimo significativa este flagelo. Já agora, outra pergunta: como é que é possível que estejamos a utilizar aviões gregos nos nossos incêndios? A Grécia é um país mais quente, mais pobre e bastante maior que o nosso. Como é possível que eles tenham Canadairs de sobra e nós não tenhamos nenhum? É que actualmente na Grécia está muito mais calor do que em Portugal (ou seja, o risco de incêndios é maior), para além do facto de estarmos a poucas semanas dos Jogos Olímpicos (seria trágico que estes se disputassem com nuvens de fumo em pano de fundo...)! Alguém me explica?

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?