<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 24, 2004

Há pouco mais de uma semana, ao chegar a Berlim, reparei que me tinha esquecido de levar desodorizante. Uma vez que este é um produto indispensável não só ao meu bem estar, mas também ao de todos os que me rodeiam, tive que ir a um supermercado comprar uma embalagem nova. Ao entrar num pequeno supermercado todo bonitinho no centro da capital da principal economia da Europa mentalizei-me para pagar o couro e o cabelo pela tal embalagem de desodorizante. Mas tinha que ser. Era um bem essencial! Escolhi um modelo simpático duma marca que também se vende cá em Portugal (Rexona) e paguei 1,45 €. Achei barato, mas como cá normalmente só uso desodorizantes que apenas se vendem nas farmácias, considerei natural o preço e não pensei mais no assunto, até ontem. De facto, ao fazer compras num dos principais hipermercados cá da região, vi uma embalagem exactamente igual (o mesmo modelo e o mesmo volume) do tal desodorizante. O preço: 3,19 €!!! Ou seja, no centro de Berlim, a capital de um país em que as pessoas ganham em média mais do dobro que o português médio, há produtos a custarem menos de metade do valor que cá pagamos por eles!!! E o preço de cá era praticado numa grande superfície nos arredores de uma grande cidade, enquanto o de lá era o de um pequeno supermercado de bairro, em plena zona turística, no coração da cidade! Como é possível que um produto em Portugal seja 120% mais caro que na Alemanha? A isto, meus amigos, chama-se diferença de qualidade de vida!
Já agora, um aviso aos consumidores de Rexona: se admitirmos um preço médio de 300 € para uma ida a Berlim, a partir da 174ª embalagem a viagem fica gratuita!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?