<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 05, 2004

A Ordem dos Farmacêuticos



Este é o Coronel farmacêutico José António Aranda da Silva, recém-eleito pela segunda vez consecutiva para o cargo de Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Em ambas as eleições, Aranda da Silva concorreu ao cargo em lista única.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem-se assumido como uma das mais irrelevantes ordens profissionais do nosso país, funcionando apenas como uma espécie de sector socialmente mais simpático da Associação Nacional das Farmácias (constituída apenas pelos farmacêuticos proprietários de farmácias), que é quem verdadeiramente gere o sector e a profissão. A subsidariedade da OF em relação à ANF está já a ter consequências graves na vida profissional dos farmacêuticos que não exercem a sua actividade em farmácias comunitárias (que, ao contrário do que se possa pensar, são bastantes) e faz com que esta estrutura, cuja função é fundamentalmente assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos no exercício da profissão farmacêutica, tenha cada vez menos credibilidade e nunca seja encarada como um parceiro sério e com opinião própria pelos outros parceiros profissionais e sociais. Todos sabem que antes de saber a opinião da OF sobre uma determinada matéria, há que investigar primeiro o que a ANF pensa sobre esse assunto, pois a OF apenas cumpre as directrizes que, neste caso, vêm de cima. Actualmente, a OF está para a representatividade dos farmacêuticos como as meninas que beijam os vencedores das etapas estão para o vencedor da Volta a Portugal: estão lá presentes, são bonitas e sorridentes, mas o seu papel não conta rigorosamente para nada!
Este post serve apenas como um aviso à navegação farmacêutica: como diria alguém noutro contexto e noutra época do tempo, "Farmacêuticos de todo o país, uni-vos!"... pois um dia pode ser tarde demais!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?