<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 24, 2004

Eleições no PS

Ao contrário do que possa parecer, o PS não vai ter este fim de semana um verdadeiro acto eleitoral, pois apenas um dos candidatos está verdadeiramente interessado em ser Secretário-Geral do partido. De facto, Manuel Alegre e João Soares apenas concorrem para marcar terreno, que é como quem diz, para fixar um valor que servirá de índice para a distribuição percentual de cargos, lugares de deputados e demais tachos que possam aparecer. Isto é, se Manuel Alegre tiver 20% dos votos, sentir-se-á com legitimidade para pedir 20% dos lugares nas listas de deputados e outras que tais.
Apesar de tudo o que eu já escrevi sobre ele neste blogue, penso que o PS não vai ficar mal servido com Sócrates, por vários motivos:
- Porque se trata de um político com um posicionamento ideológico que me parece correcto e que sem dúvida é o ideal para conquistar votos à direita e ao centro;
- Porque o discurso dos amanhãs que cantam já enjoa;
- Porque é um optimista, o que contrasta com o discurso quase sindicalista e permanentemente derrotista de Alegre e Soares;
- Porque neste debate tem conseguido manter alguma elevação nas discussões, resistindo a vários (e por vezes muito baixos...) ataques pessoais inqualificáveis;
- Porque é muito mais inteligente que Santana Lopes e movimenta-se no mesmo tipo de "política light" do actual primeiro-ministro. Como a história recente o prova, muito dificilmente um político carrancudo como João Soares ou intelectualmente emperrado como Manuel Alegre poderiam vencer o populismo de Santana e Portas em eleições.

José Sócrates tem também vários defeitos, os maiores dos quais são precisamente os motivos pelos quais todo o aparelho do partido o apoia. Será que Sócrates vai resistir ao partido quando este lhe vier cobrar o apoio? Duvido, embora reconheça que Sócrates pareça um líder bastante mais forte que Guterres (o que também não é muito difícil...)

De qualquer modo, se eu fosse do PS acho que votaria em Sócrates. Pela simples razão de que não gosto de actos de fachada.


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?