<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 30, 2004

Mão amiga fez chegar à redacção do Estarreja Efervescente um interessante comunicado à imprensa da Real Associação de Coimbra, a propósito do 861º aniversário do nosso país. Aqui fica a merecida divulgação:

REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA

COMUNICADO À IMPRENSA

861º. ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL


Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!

Na verdade, é em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.

Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.

As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do "5 de OUTUBRO":
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.

Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada "5 de OUTUBRO" o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?