<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 17, 2004

Os blogues estão de facto a criar novas e interessantes formas de discutir publicamente os mais variados assuntos, o que por um lado é muito bom, mas por outro também faz surgir algumas preocupações.
Os níveis de radicalismo que se atingem na blogosfera são normalmente superiores aos que se praticam nas Assembleias Municipais, rádios e jornais, e isso pode causar alguns amargos de boca aos autores das bocas. O José Matos até já diz que tem muito cuidado com tudo o que escreve no Estarreja Light. Eu próprio também já vi publicadas em jornais locais citações de textos bastante mais loucos do que aqueles que escreveria se soubesse que eram para o jornal... Mas por mim tudo bem. Tal como já disse anteriormente, um blogue não se quer manso. E o que está escrito num blogue deve ser lido e encarado apenas como uma opinião descarnada e talvez até exagerada sobre um determinado assunto.
O outro aspecto interessante dos blogues é de facto o nível de pormenor com que se podem discutir assuntos políticos. Veja-se este caso do Parque Eco-Empresarial: eu próprio já tive que impor um travão aos meus textos, sob pena de chegar à Assembleia Municipal já com as cartas todas em cima da mesa, estragando qualquer eventual efeito surpresa. O próprio José Matos também já se viu forçado a expor vários dos argumentos que a CME tem nesta matéria. Ou seja, com mais dois ou três posts sobre esta matéria, corremos o risco de chegar à próxima AM com o debate já concluído, pois cada uma das partes já conhece perfeitamente os argumentos da outra! Muito sinceramente, eu acho este um facto bastante positivo. Até porque a forma como se processam os debates na AM nem sempre é muito favorável a discussões interessantes, mas apenas a monólogos alternados em que se debitam as cassetes do poder autárquico ou da oposição, sem que haja uma verdadeira troca de ideias.

Para terminar, 3 referências:
- Ao Jornal de Estarreja, por toda a simpatia demonstrada. Não me esqueço que foi uma notícia no JE que pela primeira vez fez disparar o número de visitantes deste blogue para níveis muito superiores aos até então existentes;
- Ao Fernando Mendonça, que veio em meu auxílio numa discussão em que eu já começava a parecer um daqueles doidos de barbas compridas e placa na mão a pregar contra algo que todos pareciam achar muito normal;
- Ao José Matos, pelo magnífico diabinho que escolheu para representar aquela que eu entendo ser a verdadeira face da API neste processo, não tanto pela instituição em si, mas sobretudo pela forma como conseguiu manipular o executivo da CME para fazer algo que aparentemente seria impensável. Aqui fica o boneco:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?