<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Sintomático


O mais célebre dos estarrejenses foi hoje protagonista duma cena que ilustra na perfeição dois factos políticos fundamentais nos dias que correm:
1 - A ida de Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia não vai beneficiar em nada o país. Como se viu hoje, Durão foi forçado a votar contra uma decisão do seu governo, mais concretamente do actual responsável pelos assuntos económicos do seu gabinete. Ou seja, se Durão e Carlos Tavares realmente acreditavam estar a decidir da melhor forma enquanto membros do governo português, porque raio é que agora inverteram o voto? Seria perfeitamente compreensível que se mantivessem coerentes com as posições anteriormente defendidas. O voto de hoje foi um excesso de zelo absolutamente subserviente em relação à UE... se num contexto tão admissível como este Durão e a sua equipa não defenderam aquilo que consideram melhor para Portugal, em que situações é que o farão?
2 - Mais uma vez foi demonstrada a perda de independência do nosso país. Não acredito que se a Alemanha ou a França apresentassem uma proposta semelhante a reacção fosse a mesma.

Ou seja, o país está mergulhado numa grave crise política e o PSD a atravessar um processo de suicídio eleitoral apenas para para satisfação do ego de Durão Barroso. É inaceitável que um político português abdique da suprema honra de ser primeiro-ministro de Portugal para ocupar um cargo fantoche e sem qualquer autonomia na presidência da Comissão Europeia.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?