<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Aqui vai o texto da minha crónica de ontem na Rádio Voz da Ria:

A Ocasião Dourada

Quem tem que fazer crónicas radiofónicas nos primeiros dias de Janeiro tem a vida facilitada, pois há sempre um tema óbvio: o ano que acabou de começar e tudo o que nele previsivelmente se poderá passar. Este ano não é excepção e até se pode dizer que o terreno das previsões está especialmente fértil, sobretudo porque vamos ter eleições locais e nacionais num espaço de 10 meses.
Estarreja é um concelho onde nos últimos anos as pessoas têm sabido separar as águas e os representantes locais dos diversos partidos têm sido pouco afectados pelo desempenho dos seus congéneres nacionais. Exemplo disso é o facto de que, embora o PSD ganhe cronicamente as eleições legislativas no nosso concelho, tal facto não foi impeditivo da Câmara de Estarreja ter sido gerida pelo PS durante 8 anos. Mesmo perante a hecatombe nacional dos socialistas em 2001, em Estarreja o PS teve aquela que foi percentualmente a sua maior votação de sempre nas últimas autárquicas. Para vencer o PS, PSD e CDS tiveram que se coligar e mesmo assim tiveram menos votos quer que a soma das votações dos respectivos candidatos nas eleições anteriores, quer que o conjunto dos votos do PS e da CDU em 2001.
Ou seja, pode dizer-se que o PS enfrenta as próximas eleições autárquicas com a fasquia mais elevada do que nunca: o novo candidato à Câmara parte para as urnas com a responsabilidade adicional de quem vai suceder à maior votação de sempre do seu partido, em quaisquer eleições realizadas em Estarreja.
Para além disso, surgiu esta semana um dado novo na realidade política local, com a inclusão de Marisa Macedo na lista de candidatos a deputados pelo PS. Uma vez que na referida lista há nomes que provavelmente transitarão para o governo em caso de vitória e outros que passarão para o parlamento europeu, o décimo lugar de Marisa Macedo é uma posição claramente elegível. Deste modo, qualquer que seja o candidato à Câmara, este terá sempre que partilhar o protagonismo local com a mais que provável deputada Marisa Macedo.
As hipóteses do PS recuperar a Câmara de Estarreja são reais e muito mais fortes que aquilo que há algum tempo se pensava: por um lado, porque o executivo liderado por José Eduardo de Matos não consegue disfarçar a enorme falta de dinamismo causada pela conclusão das obras lançadas ainda no tempo do PS – as pessoas começam a perceber que para além da herança da administração socialista, pouco mais há que algumas igrejas iluminadas e 2 ou 3 novas rotundas. Por outro lado, pela primeira vez estão reunidas condições para que as eleições legislativas nacionais tenham consequências locais em Estarreja: o facto de quer o PS, quer o PSD elegerem cada um uma deputada para a Assembleia da República, aliado ao facto de termos tido estarrejenses nos dois últimos governos faz com que haja uma aproximação entre a realidade concelhia de cada partido e as estruturas nacionais. O PS de Estarreja é indissociável de Marisa Macedo, tal como o PSD local não é separável de Regina Bastos. Para além disso, a própria proximidade temporal de duas campanhas eleitorais que se prevêem intensas contribuirá para esta identificação, até porque a nível concelhio os protagonistas serão necessariamente os mesmos.
Ou seja, pela primeira vez em muitos anos, os estarrejenses olharão para as eleições locais como uma espécie de continuação do que se passou alguns meses antes a nível nacional, o que poderá ter vários efeitos extremamente interessantes:
- A confirmar-se a previsível vitória de José Sócrates, o PS estará em crescendo de popularidade, tal como sempre acontece aos governos em início de funções, desde que tenham sido legitimados pelo voto popular...
- Se as sondagens se confirmarem, a vitória do PS será extremamente forte e o PSD enfrentará uma crise de sucessão que dificilmente estará completamente resolvida no momento da realização das eleições autárquicas;
- O CDS/PP de Estarreja, que outrora foi o segundo maior partido do nosso concelho, estará perante uma das suas maiores crises existenciais de sempre: a sua progressiva perda de protagonismo na coligação local já fez com que, ao contrário do que vinha sendo tradição, não há nenhum estarrejense nas listas de candidatos a deputados do PP. Por outro lado, os louros de qualquer eventual vitória serão sempre atribuídos a José Eduardo de Matos e ao PSD, o que ainda é agravado pelo facto de nenhum dos vereadores a tempo inteiro ser militante do CDS/PP. Não é humanamente possível que não se comece a instalar pelo menos algum mal-estar. Até porque o CDS sabe que o PSD começa a precisar dos seus votos como de pão para a boca, sobretudo pela experiência passada, em que se demonstrou que, a nível local, desde 1989 (portanto há 15 anos) que o PSD não consegue ganhar umas eleições para a Câmara Municipal sozinho. E mesmo nessa altura só ganhou por 141 votos. A acrescer a todos estes factores estará provavelmente o exemplo do que aconteceu com o CDS a nível nacional: a sua saída da coligação fará certamente com que o partido aumente a sua representatividade e número de votos. Vai ser extremamente curioso verificar a forma como em Estarreja os populares vão escolher entre as suas naturais e legítimas emoções e ambições e a racionalidade puramente eleitoralista.

É este inesperado contexto que o próximo candidato socialista à Câmara Municipal de Estarreja vai encontrar: um complexo conjunto de factores faz com que as hipóteses de vitória passem a ser reais e muito maiores do que seria previsível à partida. O vasto conjunto de empreitadas e projectos herdados pelo actual Presidente da Câmara dava-lhe uma confortável almofada de segurança para enfrentar este mandato. No entanto, e sobretudo à medida que o tempo passa e o contexto político nacional evolui, José Eduardo de Matos começa a ter fortes razões para se preocupar. Até porque, em Estarreja, todos sabem quando é que as obras mais significativas se iniciaram.
Oxalá que o PS de Estarreja saiba aproveitar esta oportunidade, que é de ouro.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?