<$BlogRSDUrl$>

domingo, fevereiro 20, 2005

A menos de meia hora do fecho das urnas no continente, aqui fica o raciocínio que me leva a dizer que mesmo nos cenários mais optimistas, é matematicamente impossível a maioria absoluta do PS nestas eleições. Comecemos pelos dados concretos:
- Nas eleições de 2002 o PSD teve 42% e o PS 38%;
- Nas eleições de 2002 a abstenção foi de cerca de 40%;
- Todas as sondagens prevêem uma votação na casa dos 30% para o PSD;
- Todas as sondagens prevêem um aumento de cerca de 4% para BE e CDU somados.
Ou seja, há 12% de votos PSD que vão ser redistribuídos, provavelmente pela abstenção, PS e CDS. Eu acredito que é natural que 2% se fiquem pela abstenção e posso admitir que PS e CDS fiquem respectivamente com 6% e 4% dos restantes 10%. Ou seja, neste cenário o PS atingiria os 44%, precisamente a mesma votação que não deu a maioria absoluta a Guterres em 1999, mas que poderia ou não significar maioria absoluta hoje, conforme a distribuição de deputados distrito a distrito. No entanto, há a fuga de votos do PS para a esquerda: dos 4% de aumento do sector à esquerda do PS, parece-me legítimo admitir que cerca de 3% serão conquistados à área política socialista, o que colocaria o PS com apenas 41% (se diminuíssemos os 3% aos 44% obtidos com a soma dos votos PSD - estes 3% sairiam não dos 6% conquistados ao PSD, mas dos 38% herdados de Ferro Rodrigues, um líder reconhecidamente mais esquerdista que Sócrates).
Contudo, as contas não acabam aqui: é de prever uma diminuição de pelo menos 5% na abstenção. Se admitirmos que este acréscimo de eleitores vai votar proporcionalmente de acordo com o anunciado pelas sondagens, verificamos que com uma diminuição de 5% na abstenção o PS recupera mais 1% de votos ao PSD, com uma diminuição de 10% o PS recupera 2% e assim sucessivamente... Ou seja, para o PS atingir 45% dos votos, a abstenção teria que baixar para a casa dos 25%, o que me parece altamente improvável.
Assim, continuo a prever tudo mais ou menos como escrevi no penúltimo post, embora o BE esteja provavelmente subavaliado.
Mas daqui a uma hora já saberemos o que é que isto dá...

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?