<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 20, 2005

(continuação do post sobre a saída de José Cláudio Vital das listas da coligação PSD/CDS)

Independentemente das razões que levaram à saída de JCV, há pelo menos a certeza de que nem tudo corre bem pelos lados da coligação: se o próprio JCV, o CDS e/ou o PSD estivessem absolutamente felizes com a situação actual, certamente que se haveria de encontrar forma de tentar manter o vereador da cultura no exercício das suas funções (uma vez que penso que José Eduardo de Matos acredita na possibilidade de ser reeleito). O abandono (ou a exclusão) de JCV é obviamente a confirmação de que algo falhou no executivo camarário.
Caso se confirme a candidatura de José Fernando Correia (JFC) no terceiro lugar da lista, há vários factos interessantes a assinalar:
- O aparelho partidário do PSD de Estarreja continua na mó de baixo. Se em 2001 as divisões internas provocadas pela aliança ao CDS abriram o caminho à entrada de dois elementos novos (Silveira e Vital), desta vez entra um independente. Estaremos perante um simples caso de falta de quadros ou no PSD falta gente disposta a dar a cara por José Eduardo de Matos?
- Por outro lado, JFC tem um perfil profissional e político que o colocam mais ligado às áreas administrativa e financeira, ou seja, as mesmas de que actualmente se encarrega Abílio Silveira. É inevitável o conflito entre ambos, no caso da coligação PSD/CDS ganhar as eleições. Depois do rigor e seriedade mostrados por José Fernando Correia no exercício das suas funções no Secretariado e na Comissão Permanente da Assembleia Municipal, ninguém o imagina por exemplo a pactuar com os exercícios de desnexo que são as apresentações power point que Abílio Silveira leva para as discussões do orçamento ou da conta de gerência da CME… como conseguirão viver juntos?
- No caso da coligação ganhar as eleições, quem ficará com a cultura e acção social?

A eventual saída de JCV é um rude golpe para a coligação, que inevitavelmente passará a ter uma lista vocacionada para 4 anos de oposição e não para mais 4 anos de (des) governo do município. Não se esperava uma capitulação tão forte e tão cedo… neste cenário, o nome do quarto classificado na lista assume-se como perfeitamente irrelevante (apenas alternará com os três vereadores que em princípio serão eleitos, no caso de um destes faltar). Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.

Última hora – os sempre atentos serviços secretos do Estarreja Efervescente encontraram rumores de que José Fernando Correia será o quarto classificado da lista, pois José Eduardo de Matos continua até à última a implorar a José Cláudio Vital que fique.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?