<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 23, 2005

Em 2002, o sociólogo Manuel Villaverde Cabral coordenou e publicou um estudo extremamente interessante sobre a "Saúde e doença em Portugal". Entre várias outras conclusões , os investigadores concluíram que os portugueses demoravam em média 25 minutos a deslocarem-se ao hospital mais próximo, 15 minutos até ao centro de saúde da sua área de residência e 10 minutos até à farmácia. Para além disso, 51% dos inquiridos não conseguia marcar uma consulta no centro de saúde para o próprio dia e destes, 54% tinham que esperar mais que duas semanas para serem atendidos. O tempo de espera entre uma consulta com o médico de família e uma consulta no hospital era superior a um mês em 48% dos casos!
Como sabemos, nas farmácias o atendimento é imediato e quando há quebras de stock por razões da responsabilidade da própria farmácia esse problema é resolvido em poucas horas.
Ou seja, o "problema de acessibilidade ao medicamento" que Correia de Campos identificou e decidiu atacar logo no início do seu mandato é, tal como todos sabemos, um pretexto para atacar a ANF e estaria longe de constituir uma prioridade para qualquer ministro da saúde minimamente racional.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?