<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 12, 2005

A nova lei que regula a comparticipação dos medicamentos pode ser consultada aqui e muito sinceramente acho que tem algum mérito (veêm? também sei falar bem de Correia de Campos!). No entanto, não pode ser a única medida nesta área especialmente sensível para a despesa pública, pois a experiência de anos anteriores mostra que sem uma adequada intervenção nos perfis de prescrição de medicamentos será completamente impossível controlar a despesa, o que poderá fazer com esta lei apenas tenha como consequência mais um aumento da parte dos custos com medicamentos que hoje é paga pelos doentes individualmente.
Haja coragem para aplicar a lei e sobretudo para percorrer o caminho que agora se inicia (esta parte é a mais fácil...).
No entanto, para já não se pode dizer que as coisas estejam a começar bem: a menos de um mês da entrada em vigor deste decreto-lei, as farmácias ainda não foram informadas de nada e têm as prateleiras cheias de medicamentos marcados e comparticipados segundo as antigas regras. Para além disso, até ao dia 11/9 é de prever uma corrida aos medicamentos ainda comparticipados a 100% e o consequente caos nas farmácias, centros de saúde e hospitais...
Enfim, a ver vamos, como dizia o cego!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?