<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 06, 2005

Aviso à navegação

Já foi colocado o acento grave no "A" do letreiro junto à aberração estética que José Eduardo de Matos colocou à entrada de Estarreja. Ou seja, os serviços da CME identificaram a presença de incorrecções ortográficas na (mal)dita placa e, em vez de corrigirem os dois erros existentes, limitaram-se a emendar um deles. Qual terá sido o critério para que o acento grave do "A" tenha sido preferido ao hífen da palavra "BEM VINDO"(sic) ? Até a quantidade de metal necessário para corrigir o erro era a mesma!!!
Por outro lado, passa a ser legítima a desconfiança de que as pessoas que lideram a CME não sabem escrever "bem-vindos" (pois caso soubessem, o erro teria sido corrigido no mesmo momento em que se acrescentou o acento grave ao "A").
Caso seja verdade a tese da ignorância ortográfica de José Eduardo de Matos e companhia, cá fica o contributo do Estarreja Efervescente (importado do Ciberdúvidas por uma questão de legitimação técnica):
"Escreve-se bem-vindo, porque é uma palavra formada por duas palavras justapostas. Como não se aglutinaram, têm de ficar ligadas por hífen. A primeira é o advérbio bem, e a segunda é o adjectivo verbal vindo do verbo vir. Por não se terem aglutinado, cada uma delas conserva o seu acento tónico."

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?