<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 19, 2005

Os efeitos secundários do Estarreja Efervescente

Tenho sido confrontado nos últimos dias com algumas queixas em relação a coisas que se escreveram ou apareceram escritas neste blogue.
Entre os queixosos há pessoas de todos os quadrantes políticos, cuja identidade não vou obviamente revelar.
As situações que originaram os reparos foram as seguintes:
- Alguns textos da minha autoria, cuja interpretação, embora legítima, levou o significado dos mesmos para longe da intenção com que eu os escrevi. Reconheço razão às queixas, embora tenha explicado pessoalmente aos envolvidos qual era a minha intenção ao escrevê-los. Nos blogues é frequente existirem textos que saem directamente da ponta dos dedos para a internet, escritos apressadamente nos pequenos (e poucos) intervalos de tempo disponíveis. Ou seja, a maioria dos textos não tem grande qualidade e não são analisados defensivamente e com cuidado (como acontece com os artigos de jornal ou as intervenções na AM, por exemplo). Embora sejam inevitáveis os danos colaterais (para os quais estarei mais atento a partir de agora, especialmente em relação aos envolvidos), continuo a pensar que a existência de discussão é preferível à sua ausência;
- As bocas anónimas que por vezes fazem com que a secção de comentários deste blogue mais pareça uma escarradeira que um espaço de discussão construtiva. Já por diversas vezes tive que eliminar comentários (os mais ofensivos e as bocas sobre "assuntos de alcofa") e bloquear IPs, embora este seja um acto apenas eficaz em relação ao comentário em causa e sem qualquer efeito preventivo do aparecimento de novas bocas. Em várias ocasiões optei por não eliminar alguns comentários que na minha opinião também mereciam ser excluídos deste blogue, pois penso que essa nem sempre é a melhor solução: por um lado, porque a eliminação de comentários parece um acto de censura ou ocultação deliberada de alguma verdade incómoda, o que não era claramente o caso. Por outro lado, porque uma boa resposta a uma boca reles vale mais que qualquer eliminação de comentários e muitas vezes até acaba por ser mais benéfica para o alvo do ataque. Penso que as pessoas envolvidas perceberam e até concordaram comigo neste caso;
- Ligações para outros textos ou cópias de frases escritas por outros que contêm frases ofensivas para algumas pessoas - o facto de eu promover a sua leitura e divulgação poderia ser interpretado como um apoio implícito ao que lá está escrito. Esta é outra crítica que eu considero válida e peço desculpa aos envolvidos na situação. No entanto, ela surge pelas mesmas contingências de tempo referidas na primeira alínea e porque o conteúdo central dos textos em causa não são as referências menos correctas, mas sim outros assuntos que considerei relevantes. Sinceramente, só depois de ter recebido estas críticas é que reparei em certos pormenores de alguns textos. Se o tivesse notado antes, obviamente não os teria divulgado da mesma forma.

Embora este post esteja codificado e apenas um número restrito de pessoas o compreenda na sua plenitude, penso que o que importa salientar é que a existência de blogues locais com comentários é positiva.
Comentários, maneiras de pensar, bocas e críticas que antes circulavam apenas pelas mesas dos cafés passaram a estar expostos e ao alcance do conhecimento dos visados.
Neste contexto, a relevância de blogues como o Estarreja Efervescente ou o Estarreja Light vai muito para além da simples influência directa dos textos que por lá se escrevem: os blogues locais são o espelho do que se sente na sociedade e é por isso que são tão importantes para os políticos locais.
Aliás, penso que tem sido perceptível a forma como alguns sectores políticos de Estarreja têm utilizado a seu favor os blogues que os criticam. No entanto, não posso fazer nada quanto a isso...

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?