<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 07, 2005

Do site de campanha do PS Estarreja, a desmontagem sistemática de algumas das ideias que o PSD tenta fazer passar...

O Folheto do Dr. José Eduardo Matos
Os folhetos que a coligação PSD/CDS-PP tem enviado para casa das pessoas manipulam a informação e induzem as pessoas em erro.

Distorcem números e factos sobre o mandato e tentam vender ilusões na perspectiva de cativar os eleitores.
Eles sabem tão bem como nós que a realidade foi bem diferente daquela que agora nos contam nos folhetos que mandam para casa, nem é a que consta no boletim municipal..
Eles sabem, tão bem como nós, que as realizações do seu mandato chegarão ao fim quando não houver mais nenhuma obra herdada do Partido Socialista para inaugurar. Porque a Coligação não tem ideias para o futuro. A Coligação no últimos 4 anos não nos apresentou um único projecto. E não se encontra qualquer obra relevante por si iniciada.
A excepção é a pequena obra demagógica e a intervenção de gosto duvidoso que nada oferece, em termos de desenvolvimento, a esta terra. Antes pelo contrário.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos:Este foi o mandato com mais obras na história do município.
Na verdade, este foi o mandato em que todas as grandes obras foram herdadas do Partido Socialista. Não há nenhuma da autoria da Coligação. O PSD-CDS-PP limitou-se a distorcer o projecto do Parque Municipal e a decorar algumas rotundas. Se não fosse o que o PS deixou, nada haveria para inaugurar.Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos:Prioridade ao ambiente com saneamento à cabeça.
Na verdade, o Dr. José Eduardo Matos herdou não só os projectos, como obras em curso e fundos comunitários obtidos pelo PS para o saneamento. O PSD-CDS devia era pedir desculpa aos estarrejenses pelos atrasos e por ainda não terem conseguido, 4 anos depois, estender o saneamento a todo o concelho.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos:
Com o ERASE iniciámos a recuperação do passado e com o Bioria ficámos mais perto da ria...Na verdade, o Dr. José Eduardo Matos amputou o projecto ERASE, da autoria do Eng. Drummond Esmeraldo, deputado Municipal do PS.
Este projecto resume-se, agora, aos resíduos acumulados provenientes das empresas químicas, quando o PS e o seu autor pretendiam que, além desses resíduos, fossem recuperadas as valas e o esteiro de Estarreja, para o qual havia financiamento. Devido à inacção do Dr. José Eduardo Matos as valas, o esteiro e a Lagoa de Veiros continuam poluídos com metais pesados. Por isso, os esteiros e as valas continuam a mandar para a Ria descargas poluentes. Se o Dr. José Eduardo tivesse implementado o Projecto Erase tal como o PS pretendia, as aves já poderiam nidificar numa ria menos poluída.
O projecto Bioria é interessante, mas nem sequer foi ideia do Dr. José Eduardo de Matos. Esse projecto é de iniciativa privada e a Câmara limitou-se a financiá-lo em 12% do seu valor.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos: A iluminação foi reforçada e ampliada.
Na verdade, a iluminação, na ânsia de mostrar intervenção, é exagerada nalguns pontos do município. Os custos com a iluminação pública aumentaram cerca de 5 mil euros por mês. Isto não é ser racional nos gastos, nem respeitar os recursos energéticos e ambientais. O PS não quer Estarreja às escuras. O PS propõem-se aplicar um plano municipal de racionalização de energia nos edifícios e espaços públicos municipais, o que significa mantê-los iluminados, sem gastar tanta energia e dinheiro.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos:Rede viária, fomos a todas as freguesias e intervencionámos 450 vias. Na verdade, não sabemos ao certo como é que chegaram a tal número. Só se contaram com os buracos tapados à pá e remendos pontuais. Além disso, não se percebe como é que a Câmara consegue demorar tanto tempo a terminar as obras. Só a rua que vai para a Torreira já anda em obras há um ano!
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos: Reforço do apoio às colectividades.
Na verdade, o Dr. José Eduardo Matos tem por hábito mandar cartas às colectividade a informar qual o montante do subsídio e, depois, as colectividades têm que o mendigar inúmeras vezes durante o ano. O Dr. José Eduardo Matos promete muito, paga tarde e, até em certas ocasiões, promete e não paga.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos: Entregámos 9 apartamentos a famílias carenciadas.Na verdade, o Dr. José Eduardo Matos abriu concurso para arrendar 9 apartamentos que foram construídos no tempo da Dª Lurdes Breu. Até devia ter vergonha de mencionar tal facto. O PS, com 50 mil contos do Projecto Inovar Estarreja, recuperou 136 casas nos últimos 2 anos de mandato. O Dr. José Eduardo Matos recebeu 100 mil contos com a mesma finalidade e comprou um autocarro. Ainda gostávamos de saber como foi gasto o restante dinheiro. Se o Dr. José Eduardo Matos se preocupasse com a habitação social, não tinha deixado fugir o Bairro da Teixugueira para a ASE.
Lê-se no folheto do Dr. José Eduardo Matos: Para os jovens abrimos o Espaço Internet, melhorámos escolas, recuperámos 3 recintos desportivos... Na verdade, até o Espaço Internet é de autoria do PS, que deixou o projecto pronto.
O Dr. José Eduardo Matos nem sequer foi capaz de fazer os campos desportivos projectados para Santiais e Salreu. Quanto ao resto muito havia para dizer:
- A gestão do Cine teatro, como disse o próprio Dr. Carlos Tavares, é um desastre.
- O Parque Eco empresarial, que devia estar concluído, não só não o está, como parece atrair apenas armazéns que poucos empregos dão.
- Os jovens saem em catadupa de Estarreja.
- O Carnaval dá mil contos por mês de prejuízo.
- O IC 1 continua por construir e a sua suspensão custou 50 milhões de contos de prejuízo.
- As companhias profissionais de Teatro, Dança e Cinema, que tão bom nome projectavam da nossa terra, estão em agonia, graças à acção do Dr. José Eduardo Matos.
- A Câmara só nos últimos meses, contratou 14 funcionários novos, que custam ao município mais 30 mil contos ano.
É possível fazer mais e melhor.
No próximo domingo vote no Partido Socialista.
Juntos vamos pôr, de novo, mãos à obra.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?