<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Do site da RVR:

O troço do IC1 entre Avanca e Angeja vai ser construído a nascente, utilizando o traçado que foi aprovado pelo governo do socialista António Guterres. É esta a ideia base de um artigo assinado por António Santos Sousa (presid. Câmara da Murtosa) e publicado na ultuima edição do mensário "O Concelho da Murtosa". Segundo o autarca, a informação foi avançada há dias, durante uma reunião na sede das Estradas de Portugal pelo seu presidente António Laranjo e onde estiveram presentes, para além dele próprio, José Eduardo Matos e João Agostinho Pereira, líderes das câmaras de Estarreja e Albergaria, respectivamente. No texto agora conhecido o autarca murtoseiro adianta que embora, para os interesses do seu concelho fosse o traçado a poente aquele que desejava, mas tal não acontecendo, devido aos problemas financeiros do país, deu logo a conhecer aquilo que considera uma alternativa. Assim foi proposta uma ligação directa ao nó do IC1 e da A1 em Avanca, a partir da Zona Industrial da Murtosa, devendo a via ter perfil de autoestrada, na parte sul, Santos Sousa reivindicou a requalificação da Nacional 109-5 e a partir do entroncamento desta com a antiga Estrada Distrital (que liga Estarreja à Murtosa), a construção de uma via rápida, contornando o aglomerado urbano de Estarreja pelo sul, ligando-se à Rotunda do Hospital de Salreu. Santos Sousa refere ainda que já enviou para a Direcção de Estradas de Aveiro por escrito juntamente com a planta topográfica da sua implantação, esta proposta que já tinha sido dada a conhecer em Almada. Resta agora saber o que pensam sobre isti os autarcas de Estarreja e Albergaria-a-Velha e se a proposta vai merecer ou não a aprovação de Paulo Campos, o actual Secretário de Estado das Obras Públicas.
Data de Publicação: Quinta-Feira, 1 Dezembro 2005

Sinceramente não percebi muito bem a proposta de Santos Sousa. Mas a ligação à rotunda do hospital de uma estrada proveniente da Murtosa parece-me uma má ideia, dadas as condições de trânsito actualmente existentes. Pelo menos, obriga à criação de uma variante à EN109, pois a última coisa de que esta estrada precisa é de mais uma fonte de fluxo automóvel. Sem isso, esta proposta não é aceitável para Estarreja.
Já agora... e José Eduardo de Matos? Já disse alguma coisa sobre isto? Ou depois de termos sido "comidos" pelo Presidente da Câmara de Ovar chegou agora a vez de sermos ultrapassados pelo da Murtosa?

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?