<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 20, 2005

O DN publicou hoje uma sondagem em que Manuel Alegre surge novamente em segundo lugar nas intenções de voto. Por muito que os "media" puxem por Soares (a forma como a sua candidatura é discriminada positivamente em todos os noticiários chega a ser escandalosa!) e os comentadores de serviço se repugnem com uma candidatura que sai fora do habitual esquema partidário, parece mais ou menos evidente que Alegre atravessou a época de debates sem ser ultrapassado pelo ex-PR.
Esta situação é, aliás, extremamente curiosa sob o ponto de vista político: tal como aconteceu em Fevereiro com o PSD, o PS (nestas eleições representado pelo pai fundador Soares) vê-se inesperadamente reduzido ao caroço. À esquerda, Jerónimo e Louçã fixam o seu próprio eleitorado e captam as fracções marginais do eleitorado insatisfeito com Sócrates. À direita, Cavaco só não faz o pleno por causa de meia dúzia de CDSs ressabiados. Ao centro, Cavaco e Alegre dividem o bolo (obviamente com grande vantagem para Cavaco). Alegre vai ainda pescar alguns votos ao lado esquerdo do PS e, pasme-se, à própria direita. Com tudo isto, Soares fica sem espaço para existir. Os seus votos são apenas os do sector clubístico do PS e dificilmente excederão os 10% (esta é uma opinião minha). Perante isto, a maior curiosidade relaciona-se precisamente com o dia seguinte às eleições. Cavaco será Presidente e Alegre o segundo mais votado. Entretanto, cavou-se um fosso entre Alegre e o PS. O que acontecerá a seguir? Alegre funda um novo partido?
Nota - Apesar do que disseram os fazedores de opinião, acho genuinamente que Manuel Alegre ganhou o debate de ontem. Além disso, achei-o mais forte e confiante. Nota-se que sabe que a sua candidatura está a crescer. Se, tal como eu espero, Soares perder o debate de hoje, poderá mesmo haver segunda volta, pois as pessoas perceberão que o único voto útil será... em Manuel Alegre!

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?