<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 03, 2006

Coisas que a oposição vai fazendo bem feitas...

No Público:

PCP quer proibir cobrança de taxas à utilização de cartões multibanco

O PCP entregou na Assembleia da República um projecto de lei que proíbe a cobrança de comissões ou taxas pela utilização dos cartões multibanco.
No preâmbulo do diploma, a bancada parlamentar comunista sustenta que em “declarações recentemente publicadas” responsáveis do sector bancário têm reclamado a introdução de uma taxa por cada utilização do cartão multibanco, a ser debitada automaticamente na conta do utilizador.Actualmente, essas operações são gratuitas, estando o utilizador do cartão electrónico apenas sujeito ao pagamento de uma anuidade.A introdução da comissão "é justificada com a necessidade de garantir margens adequadas de rentabilidade à actividade bancária e m Portugal", refere o diploma, que cita “responsáveis do Banco Espírito Santo, do Santander Totta, do Banco Comercial Português e até da Caixa Geral de Depósitos”.Contudo, lembra o diploma,"só os quatro maiores bancos privados com actividade em Portugal atingiram lucros em 2005 que rondam os mil e setecentos milhões de euros".Em declarações à TSF, o deputado comunista Honório Novo criticou o que diz ser a “desfaçatez e o descaramento” da banca ao propor a aplicação desta taxa e afirmou que a iniciativa comunista visa “cortar cerce qualquer tentativa” deste género. Segundo o deputado, o diploma apresentado pela bancada parlamentar “traduz-se na proibição da criação de qualquer taxa de utilização”, uma iniciativa que penalizaria milhões de pessoas, já que, afirma, “todos ou quase todos os portugueses têm cartão multibanco”. "Na firme convicção de que é necessário e urgente fazer face a esta tentativa de abuso de poder, arbitrário e concertado por parte do sector bancário ( ...), o PCP vem propor a proibição da cobrança de quaisquer quantias pelas instituições de crédito, a título de taxa ou comissão" pela utilização das caixas multibanco, lê-se no projecto de lei.

follow me on Twitter
Comments:
É óbvio. A banca teve em 2005 os maiores lucros de sempre. Com a introdução do sistema, a banca dispensou muitos dos seus colaboradores, passando os clientes a fazerem o trabalho. Ou seja, estamos numa situação em que os depósitos à ordem não são remunerados e ainda teríamos de pagar para usar o nosso próprio dinheiro que entretanto vai rendendo para a banca. Para mais já pagamos a anuidades dos cartões. Realmente, a concertação é coisa muito feia, não?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?