<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 03, 2006

Entretanto, li esta no Primeiro de Janeiro:

A IKEA divulgou ontem que até Agosto irá escolher entre Paços de Ferreira, Paredes e Estarreja o melhor local para instalar a sua unidade fabril em Portugal. A «short-list» surge após várias negociações e visitas aos terrenos disponíveis nos vários municípios candidatos.


Paços de Ferreira, Paredes ou Estarreja. Um destes concelhos receberá a fábrica Swedwood que o grupo IKEA pretende instalar em Portugal. Num comunicado divulgado ontem, a empresa sueca líder mundial do mercado de distribuição de móveis e artigos de decoração para o lar, assegurou que em meados do próximo mês de Agosto irá divulgar a localização definitiva do complexo de produção industrial com uma superfície de 250 mil metros quadrados e que dará emprego directo a 225 pessoas. Até lá, a empresa vai estudar mais aturadamente as três possibilidades.
A «short-list» do grupo IKEA surge após cerca de meio ano de contactos, negociações e análises de alternativas. O JANEIRO sabe que a multinacional recebeu propostas por parte de vários municípios, tendo inclusivamente feito deslocar-se ao terreno alguns dos seus elementos. Nesses concelhos, as autarquias mostraram nomeadamente os espaços que tinham disponíveis para a instalação da fábrica. Recorde-se que recentemente, em declarações ao nosso jornal, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira mostrava-se optimista porque acreditava na qualidade das ideias que havia apresentado, bem como na dos terrenos. No entanto, Pedro Pinto alertou desde logo que a autarquia não estava disposta a ceder espaços gratuitos. Ontem, ouvido pelo JANEIRO, Pedro Pinto reagiu à notícia sobre a integração do seu município na «short-list» com uma simples frase: “Continuamos na corrida”, apesar de reconhecer em paralelo que “cada vez será mais difícil”. O edil social-democrata adiantou que Paços de Ferreira apresentou uma proposta que foi evoluindo e sendo melhorada com o passar do tempo e declarou que irá “aguardar serenamente” pela revelação do concelho vencedor.
Já o presidente da Câmara de Paredes lembrou que os concelhos em negociações com a IKEA têm um “acordo de confidencialidade sobre a matéria” firmado com a multinacional no que concerne por exemplo à divulgação das propostas exibidas. No entanto, Celso Ferreira permitiu-se avançar que Paredes apresentou duas propostas para a localização da fábrica. “Fomos informados que estão interessados num dos lugares”, complementou, escusando-se a revelar mais pormenores. O autarca aproveitou ainda para registar a “satisfação” do concelho por ter ficado nas três possibilidades de locais para instalação do complexo.
O JANEIRO tentou obter uma reacção por parte da Câmara de Estarreja, mas tal não foi possível.

Plano de investimento
No comunicado emitido ontem, a multinacional sueca dá um sinal claro de que continua a avançar no seu plano de investimento integrado de 450 milhões de euros a executar até 2010 no País. O projecto prevê ainda a criação de 1.650 postos-de-trabalho directos e qualificados. Saliente-se ainda que no que respeita à instalação da unidade fabril Swedwood na zona Norte, cerca de 90 por cento da sua produção será destinada à exportação. A IKEA vai ainda construir em Portugal três novas lojas e dois centros comerciais agregados às futuras lojas de Matosinhos e de Lisboa. Numa segunda fase, até 2015, abrirá duas novas lojas, um investimento de 100 milhões de euros que criará mais 1000 novos empregos.

follow me on Twitter
Comments:
Caro Vladimiro

Parabéns pelo Blog. Vai merecer leitura obrigatória....
 
A gerência do Blog estarrejahotel vem por este meio convida-lo a visitar o blog http://estarrejahotel.blogspot.com onde poderá ver imagens das Festas de StºAntónio em Estarreja, durante o anterior fim-de semana.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?