<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 25, 2006

Broncas e mais broncas - Parte II

Setembro de 2006 ficará definitivamente para a história como o mês negro para o ambiente do concelho de Estarreja e dificilmente seria possível a Câmara Municipal de Estarreja fracassar mais nesta área. Depois das toneladas de bosta despejadas clandestinamente nos campos de Canelas e dos milhares de peixes mortos no esteiro daquela freguesia, é a vez de Salreu contribuir para a primeira página do Diário de Aveiro com mais um problema ambiental e de Saúde Pública. Aqui fica o texto da notícia, para que não pensem que isto é tudo um drama orquestrado pela oposição:

Esgotos a transbordar provocam indignação
Os proprietários e frequentadores da Peixaria Torres e da Pastelaria Três Delicias estão indignados com uma caixa de esgotos que há mais de dois meses deita fora o seu conteúdo. O mau cheiro e os restos sanitários espalhados pela calçada aquando das descargas são os principais motivos da revolta dos populares que já têm escorregado naquele ponto de passagem. A autarquia responde que a situação estará resolvida em breve.
«Estamos fartos de ligar e enviar e-mails para a Câmara Municipal de Estarreja. Já informámos o delegado de saúde. E até hoje nada foi ainda feito para solucionar o problema», alega a responsável pela Peixaria Torres. A autarquia de Estarreja já enviou um técnico para avaliar a situação, porém nada em concreto foi resolvido até ao momento. De acordo com a comerciante, os representantes da Câmara responderam que a caixa de esgoto é privada e que teriam que averiguar a situação. «Quer seja privada ou pública, a verdade é que ninguém fez nada para resolver o problema e nós temos que suportar diariamente o mau cheiro e as descargas que a fossa faz quando enche», explica revoltada a comerciante.
Os próprios clientes criticam a situação e questionam os comerciantes sobre a falta de resolução do caso. Para quem tem de entrar nos estabelecimentos comerciais que estão junto à caixa de esgoto, o mau cheiro e os restos espalhados pontualmente pelo passeio são um retrato de falta de higiene pública.
Os comerciantes contam que há quinze dias atrás, a fossa fez uma grande descarga que deixou aquela zona toda suja, com um mau cheiro insuportável e cujo chão escorregadio fez cair muitas pessoas que por ali passavam.
O Serviços Municipais de Saneamento e Águas (SMAS) de Estarreja confirmam a queixa proveniente de Salreu e revelam que já estão a tratar da situação. De acordo com o gabinete dos SMAS, o munícipe que fazia descargas para a caixa de esgoto em questão já foi notificado e já procedeu também ao pedido de ligação à rede de saneamento pública. A mesma fonte adiantou ao Diário de Aveiro que o cidadão em causa está a proceder às obras interiores necessárias ao processo de saneamento público e que dentro de dias a situação estará resolvida.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?