<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 16, 2006

Quando tentei comprar o Sol o jornal já estava esgotado. Mas li esta notícia no site do jornal na net:

Governo fecha 14 serviços de urgência
Correia de Campos já definiu as urgências a encerrar. 54 por cento dos hospitais passam a ter só serviços básicos

O Governo pretende encerrar 14 urgências no país, entre as quais as dos hospitais Curry Cabral, Montijo, Régua, Santo Tirso e Estarreja. A decisão foi tomada esta semana por uma comissão de peritos, nomeada pelo ministro da Saúde, Correia de Campos.

O número de urgências hospitalares vai aumentar de 72 para 83, mas a maioria será reduzida a serviço básico – composto por uma única equipa de dois médicos e dois enfermeiros.

Alguns estabelecimentos que recentemente ficaram sem maternidades são agora também afectados: Elvas, Barcelos e Oliveira de Azeméis já não têm blocos de parto e agora vão ficar com serviços de urgência mais pequenos.

PS - Os leitores mais atentos deste blogue saberão certamente que eu não sou propriamente um adepto do Ministro Correia de Campos. No entanto, também não sou um oportunista do contra. Todos sabemos que a situação do Hospital Visconde de Salreu era absolutamente insustentável e que só existiriam duas soluções possíveis: o encerramento ou a reconversão da urgência num SAP. O que não podia continuar era a existência de um hospital que dava uma falsa sensação de segurança à população, que muitas vezes depois de lá esperar algumas horas para ser atendida era reencaminhada para Aveiro, onde passaria outras tantas horas até que o seu caso fosse efectivamente analisado por um médico que dispusesse dos recursos necessários para o efeito. No entanto, aguardemos para saber o que irá suceder a seguir, pois se a urgência do HVS fechar, será necessário criar uma alternativa válida para os casos mais simples. É verdade que também existiria uma terceira alternativa, que consistiria no investimento no HVS e na dotação deste de capacidades para o funcionamento de um SU de qualidade. No entanto, a proximidade dos hospitais da Feira e Aveiro, juntamente com a época de vacas magras que vivemos tornam esta uma solução irrealista sob o ponto de vista do interesse nacional...

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?