<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 31, 2006

No Núcleo Duro de Farmácia, um excelente apontamento do Guidobaldo:

A ENTRADA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM 2007: ESTAREMOS NUM ESTADO PÁRIA ?

Pela primeira vez, desde Marcello Caetano, o Estado português não assume a comparticipação ambulatória dos medicamentos. Às 24 horas de 31 de Dezembro de 2006 termina a extensão (desde Julho) da eficácia jurídica do acordo de fornecimento de medicamentos pelas farmácias aos utentes do SNS, sem que tivesse sido assumida, assinada ou protocolarizada qualquer alternativa.
Não sei se por desleixo, se por incompetência, se por burrice ou se por qualquer intangível objectivo político, o Estado se comporta, perante os cidadãos, como um pária. Pela mão de um Governo irresponsável. 3ª feira, logo pela manhã, irei, enquanto utente do SNS mover uma acção judicial contra o Estado português. Constitucionalmente tenho direito à assistência medicamentosa. Que me está a ser negada.
# posted by guidobaldo @ 4:51 PM 0 comments links to this post

Nota: É impressionante o modo como a imprensa portuguesa branqueia a acção de Correia de Campos. Dando a imagem de que está a enfrentar o "poderoso lobby das farmácias", CC faz tudo o que lhe apetece, acumula trapalhadas e mal consegue fazer sequer cócegas a João Cordeiro. Entretanto, nunca os medicamentos foram tão caros (nos últimos dias tem-se assistido a uma desesperada corrida às farmácias para aproveitar os preços de 2006) e nunca o Estado português foi socialmente tão injusto. As políticas do actual Ministro da Saúde afastam-se claramente do espírito expresso na Constituição Portuguesa (um SNS "universal e tendencialmente gratuito") e todos percebem que a governação de CC é apenas um passo intermédio da mudança de modelo do nosso Sistema de Saúde, que passará a depender cada vez mais de seguradoras e outros agentes privados e cada vez menos do Estado. Para pagar as sucessivas taxas que vão aparecendo e os medicamentos cada vez mais caros, os ricos farão seguros de saúde (a maioria até já os tem). E os pobres? Sejam bem-vindos à americanização da Saúde em Portugal, com novos capítulos prometidos para 2007.
Por muito menos que isto, Santana Lopes foi politicamente linchado. E CC? Porque é poupado, quando os seus actos são muito mais graves?

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?