<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 13, 2007

Case-study

Um novo blogue estarrejense, o The Catch, dedicou um dos seus primeiros posts a criticar a sondagem blogosférica que anteontem terminou nos blogues da Frente de Blogues de Saúde. Embora este seja um daqueles assuntos que, de tão óbvio, até nem me apeteceria comentar, não resisto a aproveitar a deixa para voltar ao tema da sondagem:
- Naturalmente que o inquérito em causa vale o que vale: a amostra de votantes é seleccionada, o mecanismo de restrição de um voto por IP é facilmente contornável e o número de participantes nem sequer foi tão elevado como o observado noutras votações blogosféricas. Não tivemos qualquer pretensão de tratar ou encarar cientificamente os resultados obtidos. As sondagens blogosféricas são brincadeiras e devem ser encaradas apenas nesse contexto;
- Independentemente de tudo o que disse anteriormente, a verdade é que o resultado até nem foi muito diferente do que tem vindo expresso nas sondagens a sério...
- E é precisamente este último ponto que eu gostaria de valorizar: é interessante verificar que mesmo numa amostra de pessoas que conhecem bem o SNS, há uma certa vontade de gostar de CC (afinal o "Mau" ficou-se pelos 49% e houve 11% de votos no "Sofrível", de pessoas que não gostam do desempenho de CC, mas não o consideram o pior possível). O Xavier, do Saúde SA, chegou mesmo a apelar ao voto em CC, quando se sabe que o seu blogue é um dos principais focos de crítica ao Ministro da Saúde. Esta tendência tem a ver com a diferença entre o que Correia de Campos foi ontem e o que o Ministro da Saúde é hoje. De facto, considero-me com autoridade suficiente para escrever este texto: antes de CC ser MS pela segunda vez, fui seu apoiante e até lhe escrevi alguns textos laudatórios (quem me conhece e lê o Estarreja Efervescente há mais tempo sabe disso). A governação populisticamente anti-farmacêuticos e a forma metódica como CC tem desmontado o SNS fizeram-me mudar de opinião. CC é hoje um homem indubitavelmente diferente do brilhante académico que já foi e do promissor MS que em 2001 foi arrastado no afundamento do guterrismo. Por isso, penso que é hora de unir esforços e de expormos as fragilidades da sua governação. Até porque, se a moda pega, poderemos no futuro voltar a ter mais pessoas capazes e conhecedoras a enveredar pelos terrenos do populismo fácil como única forma de exercer o poder. Assim, penso que esta sondagem foi bem ilustrativa da oportunidade perdida por CC: nunca na área da Saúde se reuniram condições tão favoráveis ao bom exercício do cargo de Ministro da Saúde - um ministro que conhece profundamente o sistema e que tem o reconhecimento científico e intelectual dos principais actores do sector, a maioria dos quais até são seus ex-alunos, apoiado por um governo de maioria absoluta liderado por um primeiro-ministro que controla os media de uma forma nunca vista em Portugal. No entanto, apesar de todos estes factores favoráveis, a governação de CC é um desastre e nem mesmo os que gostam dele o conseguem apoiar. Um verdadeiro case-study!

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
Ainda pensei em responder ao artista do outro blog. Em boa hora que não o fiz. Vladimiro, as minhas felicitações pelo texto que agora publicou. Está muito bom.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?