<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 24, 2007


Correia de Campos Foto©Lusa

Ministro admite pedir aos utentes contribuições compulsivas

( 22:30 / 22 de Maio 07 )


Correia de Campos garante que o SNS vai continuar a ser tendencialmente gratuito mas admite que os utentes possam ser chamados a contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

«Não vamos criar um pagamento no ponto de encontro porque sabemos que um pagamento no ponto de encontro e a coisa mais injusta dos serviços de Saúde, por isso preferimos criar contribuições compulsivas, temporárias, por níveis de rendimento», disse Correia de Campos.

O ministro da Saúde equaciona ainda que devem ser revistos alguns pontos do modelo de financiamento do SNS, nomeadamente a isenção de taxas moderadores para todas as crianças até aos 12 anos.

«Talvez seja difícil de resolver mas devemos questionar se todas as crianças devem estar isentas de taxas, sejam as crianças ricas, sejam as crianças pobres», considerou Correia de Campos.

Mais fácil, garante o ministro, é aumentar o financiamento do serviço nacional de saúde recorrendo a soluções que ainda não foram usadas, como por exemplo diminuir as isenções fiscais.

«As isenções fiscais são muito mais utilizadas por pessoas de altos rendimentos, e representam um valor na ordem dos 500 milhões de euros», sublinha o ministro da Saúde.


(obtido a partir do Boticário)

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?