<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 24, 2008

Tenho a comunicar-vos que de facto não há, nem pode haver, um período de tempo mais longo e que confuso do que 9 meses. Felizmente só falta 1. Quer dizer, já passaram 34 semanas, o que dá 8 meses e meio. Mas para as 40 semanas ainda faltam 6 (isto é, 1 mês e meio). Ou seja, segundo a matemática obstétrica, aos 8 meses e meio falta 1 mês e meio para os 9...! Aparentemente isto explica-se (?) porque 40 semanas são 10 meses e não 9. Ao que parece, o truque está na forma de contar: segundo os actuais métodos, conta-se a partir da data da última menstruação. Esta teoria, embora possa ser muito prática, transforma as mulheres numa cambada de abortadeiras: a partir da puberdade todas as menstruadas (mesmo as virgens) estiveram grávidas de pelo menos 2 semanas! A alternativa é contarmos a partir da data da fecundação. E no meu (isto é, no nosso) caso tiramos 2 semanas às 34, o que dá 32 (8 meses). Retomando a teoria dos 9 meses, 32 mais 4 dá 36, o que corresponde a um bebé prematuro. Ou seja, quem nascer aos 9 meses será prematuro, tal como todos os outros bebés, a não ser os filhos das elefantas.
Se reduzirmos o problema aos dias a coisa ainda fica mais confusa: 9 meses são 270 dias. E 270 dias são 38,6 semanas. No entanto, 9 meses também são 36 semanas (252 dias). Ou seja, há 18 dias (2 semanas e 4 dias) em terra de ninguém. Mas não é bem assim: se a criança nascer às 37 semanas (259 dias, ou seja, 9 meses e 1 semana) já não é prematura. A não ser que se esteja a contar desde a data da última menstruação - e nesse caso 259 dias são apenas 245 (35 semanas).
Enfim, para já acho que este é o menor dos meus problemas. Aliás, o facto de estar aqui a escrever este texto é a prova disso mesmo (hã?!).
Tenho, no entanto, duas certezas: 1) os obstetras não sabem fazer contas; 2) 9 meses é um período de tempo tão interminável que, como se demonstrou, nem sequer chega para se fazer um bebé não prematuro, qualquer que seja a forma de contagem.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
E um ano, tem 13 meses?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?