<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 01, 2008

A Câmara da Póvoa de Varzim conseguiu encerrar um blogue. Obviamente, surgiu imediatamente outro com os mesmos objectivos do primeiro. Este episódio seria apenas cómico (com uma Câmara a ser afundada em batalhas estéreis contra fantasmas que surgem como Gremlins, de todos os lados, cada vez em maior número) se não fosse sintomático de um mal mais profundo e, esse sim, preocupante: de facto, de um modo geral os políticos dão-se mal com a blogosfera. E, ao contrário do que sucede com os jornais, em que quando não se gosta dos textos a tradição é processar o respectivo autor e não promover processos judiciais para encerrar a publicação, desta vez a Câmara da Póvoa considerou ingenuamente que poderia cortar o mal pela raiz. É que um blogger é sempre alguém mais frágil que um jornal (seja nacional ou local) e portanto em teoria é também um alvo que facilmente poderia ser "esmagado" judicialmente. Ou seja, neste caso a Câmara da Póvoa de Varzim, sentindo-se lesada, deveria ter processado o Google (o verdadeiro dono do "jornal") ou o autor do blogue (cuja identidade deveria ser investigada pelas autoridades policiais, caso se entendesse existirem razões para isso).

A propósito deste episódio recordo duas atitudes bem mais inteligentes de políticos que também decidiram enfrentar a blogosfera: José Sócrates sentiu-se ofendido com o Portugal Profundo e processou o respectivo autor (ou seja, não pediu o encerramento do blogue) e José Eduardo de Matos (Presidente da Câmara de Estarreja), embora fortemente atacado na blogosfera (inclusive por mim... :)), utilizou-a sempre como ponto de partida para a defesa pública das suas posições, antecipando-se a grande parte dos argumentos dos que o contestavam.

Felizmente que este episódio acabará apenas com a exposição pública de quão ridículos são alguns políticos de província. E naturalmente que os blogues florescerão como cogumelos lá para os lados da Póvoa.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
Satisfaz-me que o nosso Gran Presidente da Câmara seja um leitor assiduo dos blogues (ou pelo menos o seu assessor).
É sinal de inteligência e modernidade há que destacar. Se tambem os lessem na junta de Fermelã poderia ser que o trabalho aparecesse feito.

Abraço
 
Ao ler estas suas linhas fiquei muito preocupada com a brandura com que se dirige aos que se opõe (a meu ver)à liberdade de expressão. E aí tanto me refiro ao Engº Sócrates, como ao Dr. Eduardo Matos. Conheci o seu blogue através de pessoas que temos em comum e devo dizer-lhe que espero que encerre em si algumas das características do seu pai, que se para muitos são inglórias, para mim entendo-as como uma forma de mostrar que luta por aquilo em que acredita.
Recordo-me das suas "aguerridas" intervenções na Câmara Municipal, enquanto foi presidente e devo dizer-lhe que grandes saudades me deixa. Porque era puro politicamente (embora mal rodeado, e agora desculpe-me a honestidade!, mas simples e conseguia algo muito difícil para um político: ser humilde para quem ele trabalhava e servia: o povo de Estarreja - que não o merece.
Perdoe-me tantos elogios ao seu pai, mas julgo que este é o meu meio de publicamente lhe deixar o meu muito obrigada pelo trabalho que fez por esta terra que não é minha e dizer-lhe que ainda há muitos desafios pela frente e que não os deve deixar escapar.

Um abraço amigo aos dois
 
Carissimo amigo venho por este meio informa vossas exelencias que o www.retratomarginal.blogspot.com está de volta.
Não me satisfaz que o nosso presidente da Câmara tenha tanto tempo para ler blogues.
 
É preferivel que o presidente da câmara tenha tempo para ler blogues do que tenha tempo para tirar um cochilo como nalgumas juntas de freguesia que eu conheço mas que não vou agora mencionar o nome para não ferir susceptibilidades embora possa adiantar que começa por uma consoante e acaba numa vogal.

Abraço
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?