<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 23, 2010

Em 1986 eu tinha 10 anos (quase 11, atenção) e, devido ao facto das aulas da Escola Preparatória de Estarreja começarem às 8:30, não tinha autorização para ver os jogos do Mundial realizados durante a semana. Uma atroz injustiça, que naturalmente me iniciou no mundo da vida dupla e dissimulada: depois de fingir que me deitava (estranhamente os meus pais nunca desconfiaram da voluntariedade com que nessa altura me oferecia para ir cedo para a cama), esgueirava-me pé ante pé para a casa dos meus avós (que ficava por baixo da minha) onde, às escuras e em silêncio, abria todas as portas com o máximo cuidado até chegar à televisão. Era um belo aparelho ITT (a cores!), que se ligava rodando um botão para a esquerda, que também servia para controlar o som, o que fazia com que a operação de o ligar tivesse que ser feita com particular destreza. E lá ficava eu, caladinho, no escuro e em silêncio, diariamente até às tantas da manhã a ver os jogos em directo do México. Lembro-me particularmente do Argentina-Bélgica, em que quando comemorei aos saltos os dois golos de Maradona quase que me denunciei. Nessa altura Cristiano Ronaldo tinha 1 ano e provavelmente também estava acordado à mesma hora, com a D. Dolores a dizer mal dos seus pecados e a arrastá-lo pelos cabelos. Messi ainda não tinha nascido.
Enfim, isto só para dizer que, tal como todas as crianças da minha idade, estou desde 1986 à espera que a Argentina volte a ser campeã do mundo. É irracional gostar de um ex(?)-cocainómano baixinho, gordinho, com cabelo à dinossauro e que claramente deixa a equipa jogar em roda livre e sem qualquer tipo de táctica que não a que é indicada em tempo real por Verón, Mascherano e Messi. Mas é esta a magia da Argentina: futebol organizado casuisticamente e Messi à solta pelo campo. Provavelmente vão voltar a não ser campeões, até porque Portugal está de volta, Dunga é um bom treinador e a Alemanha é a a Alemanha. Ainda assim, com excepção de eventuais jogos contra Portugal, sou e serei sempre pela Argentina, de preferência com Maradona de fato, gravata e pulseiras aos gritos junto à lateral.

follow me on Twitter
Comments:
Essa do "Portugal está de volta" partiu-me todo :)

upa upa
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?