<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Gosto sempre de voltar a este tema sem recorrer à Wikipedia. Então é assim: 
  1. Todos sabemos que a noção de zero começou apenas algures na Idade Média, o que faz com que na verdade Jesus Cristo tenha nascido em 1;
  2. Ou seja, se fosse vivo, Jesus Cristo teria feito ontem 2010 anos;
  3. Este pormenor, que não é irrelevante, remete-nos para duas questões:
    1. Se se indexou o calendário em que vivemos ao nascimento de Cristo, não seria mais correcto que se considerasse o dia do seu nascimento como o primeiro do ano? Isto é, não deveriam os anos começar a 25 de Dezembro e não a 1 de Janeiro (e nesse caso estaríamos já no dia 26 de Dezembro de 2012, o verdadeiro segundo dia do ano)? 
    2. Enfim, assumindo que as coisas foram tão mal feitas como aparentemente parece que foram, resta-nos saber verdadeiramente quando é que nasceu Cristo: a 25 de Dezembro de 1 DC (o que faria com que 359 dos 365 dias do primeiro ano DC - 98,3%! - fossem na verdade passados AC. Isto é, Maria ainda nem sequer estava grávida e já a humanidade vivia o seu primeiro ano DC!) ou a 25 de Dezembro de 1AC, iniciando-se a contagem dos anos DC 6 dias mais tarde (o que originaria a situação absurda de Jesus Cristo viver os seus primeiros 6 dias... antes de Cristo)? 
    3. Haverá ainda uma terceira hipótese, que é a de algures no tempo ter havido um reajustamento de 6 dias ao calendário, passando-se a chamar 25 de Dezembro ao dia 1 de Janeiro original - mas nesse caso o verdadeiro aniversário de Jesus Cristo teria sido a 19 de Dezembro!
Enfim, aguardam-se esclarecimentos de leitores mais inteligentes que este blogger... e, por mera precaução, boas entradas a todos!

follow me on Twitter
Comments:
Faria todo o sentido perder algum tempo a tentar decifrar estas incongruências cronológicas caso não estivéssemos a falar da religião.

Até há pouco o levantar deste tipo de questões dava direito a arder numa fogueira.

De qualquer modo, o personagem (Cristo), caso tenha existido, não nasceu a 25 de Dezembro, pois esse foi um ajuste do Cristianismo às celebrações pagãs de culto ao sol que ocorriam a 25 de Dezembro, de modo a converter todos os pagãos a esta nova e poderosa religião.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?