<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 07, 2012

A decisão da família Soares dos Santos é provavelmente óbvia do ponto de vista empresarial e natural num contexto de economia global. O problema é que veio num timing péssimo e a partir de alguém que prega publicamente um moralismo que hoje sabemos ser profundamente hipócrita.

Pior que quaisquer argumentos de ordem económica, fiscal ou de fuga à responsabilidade social que possam existir na questão-Jerónimo Martins, o que verdadeiramente chateia é esta sensação de ratos a abandonar o navio. 
A atitude das grandes superfícies comerciais com os seus empregados e fornecedores é conhecida desde há muito e profundamente lamentável. No entanto, quando os vemos a cuspir no mesmo prato, perdão, no mesmo país, que sempre os alimentou não podemos deixar de nos indignar. Soares dos Santos teve apenas o azar de ser o exemplar que estava mais à mão numa fase em que as pessoas estão um pouco mais irritadas. Porque na verdade todos os outros que fazem o mesmo merecem igual indignação.

PS1 - Numa perspectiva um pouco mais séria, há que questionar a eficácia da nossa política fiscal. Se é "fiscalmente neutro" viver-se em Portugal ou na Holanda, então porque é que alguma empresa haveria de vir ou ficar por cá, dada a instabilidade actualmente existente? 
PS2 - Embora seja a esquerda quem mais se indignou com a mudança da JM, na verdade este é um caso que deveria preocupar especialmente a direita que defende um menor peso do Estado e uma política fiscal mais leve e competitiva.
PS3 e conclusão: o povo está certo na indignação, mas errado quanto aos motivos que a justificam.

follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?