<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 09, 2006

Faz hoje um ano que José Eduardo de Matos foi reeleito Presidente da Cãmara de Estarreja.
Este foi claramente o período mais negro da vida política recente de JEM: acabadas as inaugurações das obras e projectos herdados do mandato anterior, a CME passou 12 meses sem apresentar qualquer projecto visível, com a agravante de ter somado derrotas em todos os temas politicamente mais relevantes. De facto, foi durante o último ano que:
- Estarreja perdeu definitivamente a batalha do IC1;
- Diversas entidades poluiram impunemente vários pontos do concelho (perante a passividade da CME, que se limitou a chamar a polícia e a afirmar que o assunto "não era da sua competência");
- O governo anunciou publicamente a intenção de fechar a urgência do Hospital Visconde de Salreu;
- O Parque Industrial continuou sem atrair investimentos importantes, mesmo num cenário em que o seu real proprietário (a Agência Portuguesa para o Investimento - API, a quem a CME ofereceu o Parque a troco de nada) distribuía alegremente investimentos pelo resto do país. Mesmo o projecto do Ikea, que seria aparentemente fácil de conseguir (pois Paços de Ferreira só tem para oferecer terrenos localizados na REN e Paredes tem condições substancialmente inferiores às de Estarreja), parece estar em risco (tendo em conta as notícias recentes);
- A própria ERSUC, cuja contratação foi tão criticada pela oposição (lembro as múltiplas intervenções públicas do Eng. Duarte Drummond Esmeraldo), infelizmente parece ter correspondido aos piores receios dos críticos e no final da semana passada a comunicação social local anunciava a possibilidade da CME dispensar os seus serviços.
Enfim, a vida não corre bem ao Presidente da Câmara de Estarreja e os próximos tempos prometem ser ainda mais difíceis. É a prova de que não basta ter uma maioria robusta para governar o município... sem capacidade de iniciativa e apresentação de projectos aliciantes para o governo, a JEM mais não restará que recorrer ao habitual fado do desgraçadinho, em que a culpa dos seus insucessos é da oposição (que se queixa ao IGAT), do défice (que lhe limita o endividamento), do governo (que é do PS), dos Presidentes da Cãmara dos concelhos vizinhos (que puseram o IC1 a nascente), dos malvados que descarregam toneladas de bosta nos campos da freguesia, dos camiões de areia que fogem do Eco-Parque sem deixar um tostão ao município, etc., etc., etc.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
Tenho um amigo que tem um primo que lhe disse que o sr. Zé Matos está a mentir (foi assim mesmo que ele disse... a mentir!) quando diz que o PSD não fez nenhuma queixa contra a Câmara ou contra quem lá estava, quando era oposição.
E que o tal "Homem Que Não Queria Ser Candidato" (coitados, aquilo é que deve ter sido uma jornada de insistência...!) assinou umas e noutras pôs outros a assinar.
Diz esse meu amigo que o primo lhe dissera que isto dos papéis perdurarem para lá da memória dos viventes é às vezes uma grande chatice!
 
Somos governados por uns queixinhas que fazem queixa da queixa da oposição, que por sua vez fez queixa da queixa que o presidente fez, sobre a queixa que a oposição fez. No fundo são todos é uma grande cambada de queixinhas e mesquinhos seres queixosos que só sabem é queixar-se.
E o povo depois é que se queixa.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?