<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 08, 2006

Fantástico comunicado da Concelhia do PSD de Estarreja:

Com um PS destes, Estarreja não precisa de inimigos

A Secção local do Partido Socialista analisou o momento político e, por entre meias verdades, algumas mentiras ou faltas de memória, conclui-se que não querem perceber o óbvio: As más decisões (do Governo ou afins) não prejudicam a Câmara - Prejudicam é Estarreja!

Prejudicam-nos a todos!

Como é possível vir agora criticar a acção do Município na instalação do IKEA, se a Vereação do PS foi convidada a participar e recusou?

Como podem criticar as obras feitas e as empresas que já se vêem no Eco-Parque, se durante os 8 anos em que estiveram no poder nada disso conseguiram?

Estarreja está hoje no Mapa empresarial! Nunca tinha estado.

E está a recuperar um atraso de 20 anos.

Nos 2 mandatos anteriores seria impossível sequer concorrer pelo IKEA, pois a Câmara PS sempre recusou grandes empresas que se podiam cá instalar e deixava-as ir para outros locais.

Após 32 hipóteses e ganhando Estarreja lugar nos 3 finalistas, enquanto a Câmara se esforçava em conseguir o investimento, a bancada socialista denunciava a falta de legalidade das novas empresas no Eco-Parque e essa queixa, após a Assembleia Municipal, surgiu na IGAT no preciso mês de Agosto em que o IKEA decidia…

É indiferente se foi o Partido Socialista (diferente da Secção) ou se foi o Socialista do Partido... Os actos ficam com quem os pratica.

Não têm curiosidade em perguntar ao Governo porque, através da Comissão da Região Norte, aprovou que Paços de Ferreira, talvez por ser a capital do móvel, “detem vantagens comparativas dignas de destaque“ para receber a fábrica sueca em Portugal?

Já agora, a propósito do IC1/A29, este PS há 2 anos convocava Assembleias extraordinárias para defender o traçado poente contra o Governo do PSD/CDS e agora vem apoiar o Governo PS exactamente ao contrário. Alguém percebe?

E nem uma palavra de contestação ao Governo do Eng. Sócrates por introduzir portagens ???

E a promessa eleitoral, morta?

E o programa do Governo, violado?

Branquear tanto até incomoda…

E da vontade do mesmo Governo em fechar as nossas Urgências: Não há nem uma crítica ???

Afinal estão de joelhos à espera de quê? Só se for de benesses pessoais?

É que para Estarreja nada de bom tem vindo. Pelo contrário: Ou tiram (Urgências) ou descem (85% no PIDDAC – Plano de Investi-mentos do Estado) ou nos sobrecarregam (com Portagens).

Felizmente ainda temos uma Câmara que firmemente não desiste de lutar contra esta maré, sempre pelo desenvolvimento do Município.

Assim, Estarreja não precisa de inimigos.

A COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DO PSD DE ESTARREJA,


7 de Novembro de 2006

Com este texto, o PSD consegue (mais uma vez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) voltar a não esclarecer se há ou não problemas com o Eco-Parque Empresarial e se esses problemas (caso existam) foram ou não determinantes na perda da corrida ao IKEA.
É absolutamente patética a tentativa velada de culpar o PS de Estarreja (ou o socialista do partido, como algum poeta se lembrou de referir) pela perda do investimento do IKEA, atribuindo a responsabilidade por esta derrota (mais uma...) a uma misteriosa queixa (a mesma sobre a qual o PSD insiste em não se pronunciar!!!!)... como se o IKEA construísse três fábricas com base nos lindos olhos do Presidente da Câmara do município que primeiro se chegasse à frente! Como se alguém investisse milhões de euros sem estudar a fundo as condições disponíveis no terreno!!! Já aqui escrevi que a apresentação da queixa ou não tem qualquer fundamento (e nesse caso é perfeitamente irrelevante) ou, se esta for legítima, apresentá-la é um louvável acto de cidadania, pois vem divulgar publicamente problemas que permitem compreender melhor, entre outras coisas, porque é que entidades como o IKEA ou a API fogem a sete pés do Eco-Parque de Estarreja!
É tristemente miserabilista a novidade argumentativa apresentada: afinal Estarreja perdeu a IKEA porque... Paços de Ferreira é a capital do móvel!!!!!!!!!!!!!! Ou seja, o PSD de Estarreja só no dia 8 de Novembro de 2006 é que descobriu que a luta era contra um concelho com larga experiência no sector!!! (este é seguramente o pior e mais esfarrapado argumento apresentado até hoje pelo PSD de Estarreja em todo e qualquer assunto!)
É insólito que o partido que apoia o executivo camarário cuja primeira medida foi parar o processo de construção do Parque Industrial, fazendo o concelho perder anos na sua construção (para quem não se recorda, José Eduardo de Matos parou o processo em Janeiro de 2002, tendo começado por prometer a conclusão das obras do parque para Agosto de 2002, depois para 2003, mais tarde para 2004, depois ainda para 2005, seguidamente para 2006 - ano em que perdeu o IKEA porque o Eco-Parque ainda não estava totalmente pronto - e agora parece adiar para 2007) tenha agora o descaramento de culpar quem saiu do poder há 5 (!!!!!) anos pela incompetência e imobilismo com que o processo se desenrolou!
É pelo menos mal agradecida a forma como o PSD de Estarreja se refere ao PS (que fez o projecto do Eco-Parque, lançou e concluiu o concurso público internacional para a sua construção e iniciou o mesmo processo de construção que o PSD em 5 anos não conseguiu acabar) em matéria de desenvolvimento industrial do concelho... o pouco que existe deve-se ao que sobrou do esforço do PS depois das múltiplas trapalhadas de José Eduardo de Matos nesta matéria (pára o processo, entra a API, cria-se uma ALE, a API não faz nada, sai a API porque já não vai haver ALE, etc.)!
É igualmente curiosa a crítica implícita a Maria de Lurdes Breu e ao próprio José Eduardo de Matos: se "Estarreja está 20 anos atrasada" isso significa que nesse período estão incluídos os não só os 8 anos em que o PS esteve no poder, mas também os 5 anos de José Eduardo de Matos e os últimos 7 anos de Maria de Lurdes Breu!!!
É fortemente manipuladora a forma como é feita a referência a um convite pessoal dirigido a um dos vereadores do PS para integrar a comitiva que se deslocou à Polónia: o convite foi recusado por uma questão de elementar respeito pelas instituições - quem deveria ter sido convidado era o partido, que indicaria alguém para ir. É esta a tradição em Estarreja e até a nível nacional. A forma como se convidou apenas pessoalmente um dos vereadores do PS foi um acto de deliberada indelicadeza para com este partido e teve a óbvia intenção de diminuir os restantes representantes concelhios socialistas (leia-se Marisa Macedo e Catarina Rodrigues, respectivamente líder da concelhia e segunda vereadora do PS). Caso aceitasse o convite, o vereador em causa ficaria numa situação delicada e pouco correcta para com os seus pares, pois estaria a admitir uma ingerência do PSD em assuntos partidários internos e a aproveitar-se pessoalmente de um acto de arrogância de José Eduardo de Matos. Foi de uma dignidade irrepreensível a atitude do Eng. Pinho Ferreira em recusar o convite envenenado feito por José Eduardo de Matos. E foi igualmente correcta a forma como na altura o Eng. Pinho Ferreira explicou publicamente (num artigo no Jornal de Estarreja) as razões mais que fundamentadas para a sua recusa. O PSD de Estarreja está agora a pagar o preço político de não ter convidado a oposição a participar no processo do IKEA - José Eduardo de Matos acreditava que esta luta eram "favas contadas" e quis ficar com os louros todos para si. Perdeu. Agora a derrota (que é de todos os estarrejenses) acontece por sua única e exclusiva culpa. Como diz o povo, quem quer comer a carne que coma também os ossos!
A forma errática como termina o comunicado (falando avulsamente da A29 e do HVS) atinge o seu ponto mais alto quando se afirma pateticamente que "felizmente ainda temos uma Câmara que não desiste de firmemente lutar contra esta maré": ou seja, o partido que apoia José Eduardo de Matos quando este diz que não luta contra os males que atingem o concelho porque não pode ou "não tem competência para isso" é o mesmo que o elogia pela sua atitude "firme". Em que é que ficamos? Afinal a Câmara deve ser firme (como pretende a Concelhia do PSD) ou "actuar discretamente nos meios próprios" e emitir comunicados insípidos (como defende José Eduardo de Matos)?
Para terminar, o único ponto positivo do comunicado: a expressão "ainda temos uma Câmara" cheira a fim de ciclo por todos os lados... sinceramente, sabia que José Eduardo de Matos iria passar um mau bocado agora que deixou de ter os projectos e obras herdados do tempo do PS, mas não esperava uma desagregação em tão grande escala e tão cedo!

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?