<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 15, 2006

Sobre o Hospital Visconde de Salreu:

Sinceramente, acho que está por provar que o encerramento da urgência actualmente existente proporcione alguma poupança ao Estado. Se os números tornados públicos forem verdadeiros, cerca de 94% dos 40.000 atendimentos por ano do HVS irão inundar os SU da Feira e sobretudo Aveiro. Além disso, o HVS é barato: os MCDTs não funcionam depois das cinco da tarde e os turnos têm poucos médicos e enfermeiros (às vezes só um de cada...). A este argumento acrescem mais dois:
- A indústria química de Estarreja contribui para financiar o HVS e não terá nenhum motivo para o continuar a fazer caso a Urgência feche;
- Com o fim da urgência do HVS acaba também o único serviço hospitalar da região que teoricamente possui capacidade diferenciada num cenário de acidente químico. Algum governo terá coragem para assumir pública e claramente o risco político de encerrar um serviço de urgência com estas características?

Há que encostar Correia de Campos à parede e:
- Demonstrar claramente que o SNS perderá dinheiro com o fecho do SNS;
- Imputar clara e vigorosamente responsabilidades políticas pessoais quer ao Ministro da Saúde, quer ao próprio Primeiro-Ministro pelas eventuais consequências de um acidente químico em Estarreja.

Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments:
Respondendo ao seu post colocado aqui e no blog "saudesa", parece que não conhece assim tão bem a realidade do HVS.
Além do mais, os mcdt's existem no caso da radiologia até à meia-noite diariamente, e não até às 17horas.
Existe ecg's. Os enfermeiros também têm a possibilidade de realizar gasimentrias, pois existe um leitor/interpretador no SU.
Existem desfibrilhadores/monitores, ventilador portátil, esfigmomanometros electrónicos, bombas perfusoras e seringas infusoras, assim como toda a terapêutica para qualquer situação clínica de urgência.
Alguns médicos possuem formação em Suporte avançado de vida e toda a equipa de enfermagem têm formação suporte avançado de vida e experiência em urgências/emergências (alguns têm o curso VMER-INEM para Enfermeiros).
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?