<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 27, 2006

E esta, hein?

Numa primeira fase tinha decidido ignorar os sucessivos regressos do José Matos ao tema do Parque Industrial. Penso que quer neste blogue e no Estarreja Light, quer nos jornais locais, o tema já foi amplamente dissecado e discutido e hoje é claro para todos que é exclusivamente devido à incapacidade, inacção, trocas e baldrocas do executivo de José Eduardo de Matos (que emblematicamente fez da paragem das obras do Parque um dos seus primeiros actos enquanto Presidente da Câmara de Estarreja) que o Eco-Parque de Estarreja não está ainda construído e pronto a servir às empresas.
É hoje também óbvio que se tivéssemos o Parque pronto na altura devida muito dificilmente se teriam perdido investimentos importantes, dos quais o mais emblemático é naturalmente o Ikea.
No entanto, é com estupefacção que observo as sucessivas tentativas de reescrever a história por parte do José Matos (aqui e aqui, por exemplo).
O facto do governo da nação (na pessoa do Ministro Mira Amaral, do governo de Cavaco Silva - desta vez nem sequer se podem inventar telenovelas com ex-ministros do PS...) ter oferecido 82 hectares de terrenos à Câmara Municipal de Estarreja para o Parque Industrial é uma verdade incontestável e não uma alegação do PS! Essa cedência de terrenos foi feita numa cerimónia pública à qual assistiram vários políticos do PSD local!
Nessa época, esta foi uma importantíssima conquista da Câmara de Estarreja (então liderada pelo PS) e em nenhum momento o PSD alegou que Mira Amaral e Cavaco Silva estavam a ser cúmplices de uma farsa. Ou seja, é completamente absurdo que passados cinco anos do PSD estar na Câmara de Estarreja e mais de 10 anos sobre aquele acto, apareça agora o José Matos a dizer que foi tudo uma encenação e que não há terrenos nenhuns!
E o Primeiro-Ministro que liderava o governo que ofereceu os terrenos ao concelho de Estarreja é hoje Presidente da República, muito provavelmente eleito com os votos dos que agora publicamente o acusam de ter enganado os estarrejenses (alguns dos quais até fizeram publicamente campanha a seu favor)!
Esta linha de argumentação do José Matos remete-nos para uma corrente filosófica que fica algures entre Pimenta Machado ("o que hoje é verdade amanhã pode ser mentira") e Mahmoud Ahmadinejad (tudo é negável, até a história)...!

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?