quarta-feira, dezembro 27, 2006
PROJECTO BIORIA CONTINUA EM ALTA
O Projecto BioRia acaba de ser escolhido para representar Portugal no DESTILINK, um projecto de promoção do Turismo Sustentável na Europa. O projecto estarrejense foi seleccionado por ser um bom exemplo de gestão equilibrada, de desenvolvimento sustentável e de conservação da natureza. Sendo ainda apontado a este projecto da autarquia a sua proximidade e colaboração com a comunidade e entidades locais. O documento respeitante ao projecto BioRia encontra-se no menu “Good Practice Examples", em "Nature & cultural heritages". Em 2007, o BioRia continuará a fazer parte do projecto, cuja publicidade conta com nomes como José Mourinho ou Mariza, visto ter sido prolongado por mais um ano devido ao sucesso obtido. O BioRia foi convidado pela Região de Turismo Rota da Luz a integrar esta rede turística de eleição. Estas são mais algumas das formas de promover a região e o trabalho de conservação da natureza desenvolvido no âmbito do BioRia pela autarquia. As peças foram gravadas no Percurso de Salreu do BioRia pelos técnicos do Projecto, Rui Brito e António Pereira.
Numa visita a Portugal este ano, Bjarne Rasmussen, coordenador internacional do Projecto Destilink, ficou a conhecer o projecto estarrejense e o Percurso de Salreu do BioRia.
Para os interessados o endereço para a página na internet é http://www.destilink.net.
Acesso directo em http://www.destilink.net/index.php?id=170.
Por outro lado, as espécies animais e vegetais da região são dadas a conhecer a todo o país no programa ambiental “Bioesfera”, do Canal Dois da RTP. Nesta altura estão já em emissão as nove rubricas denominadas BI’s – Bilhetes de Identidade das espécies, sobre as mais importantes espécies da região, como por exemplo a vaca da raça marinhôa, a cegonha-branca ou o ouriço-cacheiro.
Mas o percurso de Salreu do BioRia não se fica por aqui na sua projecção fora de portas, e volta este ano a integrar o Programa Escapadinha desenvolvido pelas Regiões de Turismo de Portugal e pelo Instituto de Turismo de Portugal.
Etiquetas: Política Estarrejense