<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 09, 2007

Um texto da Marisa Macedo sobre a IVG, que subscrevo inteiramente e se torna na posição oficial deste blogue sobre o assunto:

Oportunidade à dignidade

Julgo que no íntimo de cada um, não há quem seja a favor do aborto. Desde logo porque causa sofrimento no corpo e, pior, na alma. Ninguém recorre a tal prática de ânimo leve. Então porque é que existe? Se calhar porque quem a ele recorre não vislumbra outra solução. Porque confrontadas com uma gravidez não desejada, as pessoas não descobrem alternativas. As razões são tão diversas como a vida de cada um.

Apesar de, nestas alturas de campanha, se falar muito de apoio às mulheres nesta situação, o certo é que, depois do pico noticioso, cada uma normalmente pode contar consigo, com a sua consciência e, com sorte, com uma ou duas pessoas mais próximas.

Se há ocasião em que as diferenças sociais saltam à vista, é quando algumas mulheres confrontadas com a sua realidade, decidem recorrer à interrupção voluntária da gravidez. A realidade nua e crua é que quem tem dinheiro consegue sempre forma de o fazer em segurança. Quem não tem, sujeita-se a fazê-lo em qualquer vão de escada.

Isto significa, em primeiro lugar, que a IVG é uma realidade que existe em todas as classes sociais. A forma como é praticada é que é diferente.

Em segundo lugar, o aborto não deixa de existir por ser proibido. Se fosse esse o caso já tinha terminado há muito. Então se existe, apesar de todas as proibições, mais vale encarar o problema de frente. Na minha opinião, há que desenvolver esforços no sentido de levar as mulheres a desistirem de recorrer a tal prática. Só o podemos fazer, se os profissionais de saúde tiverem ocasião de saber quem são e de falarem com elas antes de ocorrer. Ora isto só é possível se a IVG deixar de ser feita às escondidas. Frustradas todas as tentativas, se a mulher persistir no seus propósitos, então realize-se a IVG em condições dignas e sem julgamentos. Este é daqueles casos em que, na minha opinião, a consciência de cada qual é mais terrível do que qualquer sentença!

Em terceiro lugar, há uma outra questão muito importante: se a IVG for legal e se a mulher não receber um tratamento médico adequado, pode apresentar queixa. Na actual situação, nem queixa pode apresentar contra quem a maltratou. Nenhuma mulher merece estar sujeita ao actual estado de coisas.

É por este conjunto de razões que vou votar “SIM”. Porque se o “SIM” ganhar, nenhuma mulher será obrigada a recorrer à IVG. Mas se o “SIM” ganhar, as mulheres que não encontrarem outra alternativa se não abortar, têm direito ao apoio médico e têm direito de se queixar se forem maltratadas. Já é tempo de resolver da melhor forma uma realidade que existe desde sempre e que, até agora, apesar de ser proibida, não se conseguiu exterminar, nem mesmo com a ameaça de penas de prisão.

Julgo que é justo tratar todas as pessoas de forma digna, principalmente quando estão numa situação de aflição. E quem decide abortar, sem qualquer dúvida, está numa situação de aflição.

Marisa Macedo

Etiquetas: ,


follow me on Twitter
Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
roomservices said...
Aqui fica desde já o apoio e posição do estarrejahotel blog também a este texto, mais para a frente irei fazer um post com o tema mas desde já aqui fica também o apoio, porque isto não é uma questão politica, mas uma questão de Saúde Pública e de consciência social.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?