<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 06, 2007

Chegou à caixa de correio do Estarreja Efervescente:

Nota à Imprensa

1 - O BCN – Ballet Contemporâneo do Norte fechou portas, sendo mais uma instituição que encerra sob a presidência do Dr. José Eduardo de Matos e da coligação PSD/CDS-PP.

2 – A autarquia, desde 2002, tudo tem feito para que as companhias profissionais encerrem em Estarreja, de forma lenta, para não dar muito nas vistas.

3 – O método utilizado pela autarquia passa por diminuir progressivamente o apoio financeiro anual e, depois, atrasar o seu pagamento no tempo. A par deste procedimento, a Câmara não planifica, não coordena e promete o que não cumpre. Assim, as colectividades não sabem com o que podem contar, não conseguindo planear a sua própria vida anual.

4 – A Câmara afirma que a culpa pelo encerramento do BCN não é da autarquia, mas do Instituto das Artes.

5 – O Partido Socialista encarregou-se de saber se o que o Sr. Presidente afirma é verdade, ou mais uma vez está a mentir, o que já vem sendo um hábito.

6 – O Instituto das Artes informou-nos que a actividade do BCN está abrangida pelo Programa de Apoio Sustentado às Artes. Em 2005 e 2006 foram atribuídos ao BCN 65 mil euros, em cada ano, quantias que estão pagas.

7 – Dado o relevo da actividade do BCN, o Instituto das Artes decidiu aumentar em 5 mil euros anuais, o subsídio de 2007 e 2008, ou seja o BCN receberá 70 mil euros em cada ano.

8 – O valor deste ano será pago da seguinte forma: 25 mil euros em Março; 25 mil euros em Julho e 20 mil euros em Novembro.

9 – Pelo exposto, o Instituto das Artes aumentou o subsídio ao BCN e conclui-se que mais uma vez o Sr. Presidente mente, o que não sendo novidade, é de registar.

11 – O PS entende que há lugar em Estarreja para a cultura profissional e para a amadora. A Câmara tem dinheiro – como sempre teve - para pagar atempadamente a quem quer.

O que a Câmara não tem são ideias, projectos, vontade de colaborar e saber gerir o dinheiro que tem. Isso só poderá resolver-se em 2009, assim a população queira.

A presidente da Comissão Política de Estarreja

Marisa Macedo

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments:
Lamentável!
E com tanta industria em Estarreja, não há um mecenas para o grupo?
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?