<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 13, 2007

Mais um comunicado do PS de Estarreja a propósito da política cultural da CME...

Nota à Imprensa

1 – O atribulado processo do encerramento do espaço BCN – Ballet Contemporâneo do Norte já teve um mérito: o de ter levado a Câmara Municipal de Estarreja a confessar claramente que ainda não pagou parte dos subsídios do ano passado a diversas colectividades, apesar de já estarmos em meados de Março de 2007.

2 – Até agora, a Câmara tinha afirmado repetidamente que todos os subsídios referentes a 2006 se encontravam pagos ou em vias de pagamento, quer nas reuniões da Câmara, quer na Assembleia Municipal, pelo que é de sublinhar que finalmente tenha assumido a verdade.

3 - Tal como é de sublinhar o facto da Câmara só em meados de Março de 2007 estar a pagar aos professores contratados para as actividades de enriquecimento curricular nas escolas do primeiro ciclo, que não recebiam desde Setembro, apesar do Governo já ter transferido dinheiro para a autarquia em Dezembro de 2006! Até agora a Câmara tinha escondido este facto também.

4 – Com o exemplo do não pagamento a algumas colectividades e aos professores fica mais uma vez demonstrado, que a Câmara Municipal não cumpre com as suas obrigações atempadamente e foge até onde consegue à verdade dos factos.

5 – Quanto à continuidade do BCN em Estarreja, o PS entende que é uma questão que só pode ser ultrapassada se houver na prática vontade política para tal. Sublinhamos a prática, porque dizer que há vontade já se ouviu muitas vezes.

6 – É preciso que a Câmara entenda que o BCN não existe apenas para dar aulas de Ballet a crianças, mas que é um projecto de dança que vai muito para além dos cursos livres, que deve ser integrado numa verdadeira política cultural autárquica definida e pensada no sentido do verdadeiro desenvolvimento desta terra.

7 - É preciso que a Câmara acredite que Estarreja tem muito a ganhar se vir o seu nome associado a um projecto de altíssima qualidade como é o BCN. É preciso que a Câmara seja uma parceira, amiga e de confiança, para ajudar a ultrapassar questões que vão muito para além do mero apoio financeiro, que o BCN merece.

8 - É preciso, por fim, que a autarquia diga o que pensa e faça o que diz, coisa que não tem acontecido em relação ao BCN e tantas outras colectividades.

Etiquetas:


follow me on Twitter
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?